ATPS - SISTEMAS OPERACIONAIS
Dissertações: ATPS - SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviolima.s • 27/9/2014 • 3.533 Palavras (15 Páginas) • 487 Visualizações
Anhanguera Educacional LTDA
Disciplina: Sistemas Operacionais
NOME
RA
NOME
RA
ATPS - SISTEMAS OPERACIONAIS
Trabalho desenvolvido na disciplina Sistemas Operacional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação do professor-tutor.
Sumário
Sumário 3
Introdução 4
Evolução 5
Custo 8
Suporte 9
Segurança 12
Compatibilidade de Hardware 13
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
Nesse trabalho vamos abordar o assunto Windows vs Linux, pois para muitos seria um assunto delicado devido a os computadores pessoais, definitivamente, estão cada vez mais pessoais pois são considerados companheiros inseparáveis para a execução de diversas tarefas. Cada usuário tem o seu perfil e preferencia por um determinado tipo de Sistema Operacional. Contudo nos falaremos sobre sua criação, a evolução e inovação tecnológica. Podem existir diversas opiniões e discussões sobre o assunto, porem quando o assunto é tecnologia, a resposta mais apropriada é “depende”, pois a melhor tecnologia é aquela que melhor atende a necessidade do usuário. Basta descobrirmos quais recursos temos disponíveis em cada um, para assim decidirmos qual seria mais apropriado para utilização.
Evolução
A Microsoft lançou em 1981 seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS (Disk Operating System), para a linha de computadores pessoais IBM-PC, concebido para ser um sistema operacional de 16 bits, monoprogramável, monousuário e com uma interface de linha de comando. O MS-DOS foi desenvolvido com base no sistema operacional CP/M e algumas ideias do Unix.
Em 1985, é lançada a primeira versão do MS-Windows, que introduz uma interface gráfica, porém mantém o MS-DOS como o sistema operacional. As versões posteriores do MS-Windows, como Windows 2.0 e Windows 3.0, Windows 95/98 e Windows ME (1.6), apesar de várias melhorias e inovações, sempre estiveram associadas ao MS-DOS.
Devido às inúmeras limitações e deficiências do MS-DOS, a Microsoft começou a conceber no final da década de 1980 um novo sistema operacional, conhecido como Windows NT (New Technology). Este novo projeto foi conduzido por David Cutler, ex-projetista da Digital Equipment Corporation (DEC), que foi responsável pelo desenvolvimento de inúmeros sistemas operacionais, como o PDP/RSX e VAX/VMS. Além da grande influência do sistema operacional VMS, no projeto do Windows NT foram utilizados vários conceitos dos sistemas OS/2 e LAN Manager.
Em 1993, a Microsoft lança o Windows NT, sistema operacional de 32 bits, com multitarefa preceptiva, multithread, memória virtual e suporte a múltiplos processadores simétricos. O Windows NT não tem qualquer relação com a arquitetura do MS-DOS, mas oferece compatibilidade parcial com aplicações legadas. O Windows NT acompanhou a evolução da família DOS-Windows e incorporou algumas de suas características, como a interface gráfica. Com isso, passaram a existir duas linhas de sistemas operacionais com arquiteturas completamente distintas, porém com a mesma interface para o usuário.
O Windows 2000 é uma evolução do Windows NT versão 4, pois mantém a mesma arquitetura interna. O Windows 2000 passou a incorporar alguns recursos da família DOS-Windows, como a função de plug-and-play. A grande novidade trazida pelo sistema é o Active Directory, que funciona como um serviço de diretórios e veio substituir o conceito de domínio existente no Windows NT.
O Windows XP, lançado em 2001, introduz uma nova interface gráfica e alguns poucos recursos adicionais, porém mantém a mesma arquitetura do Windows 2000. A partir do Windows XP, a intenção da Microsoft é descontinuar lentamente as famílias DOS-Windows e Windows NT/2000, integrando as duas linhas de sistemas operacionais.
O Windows Vista é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivo façam alterações no seu computador. O design tem um papel importante no Windows Vista, e recursos como a barra de tarefas e as margens das janelas ganham um visual novo em folha. Com um grande diferencial, o melhor gerenciamento de processadores com mais de dois núcleos.
No final dos anos 2000, o mundo sem fio chegou. Quando o Windows 7 foi lançado, em outubro de 2009, os laptops estavam vendendo mais do que os desktops, e era comum ficar online em hotspots sem fio públicos, como cafeterias. Era possível criar redes sem fio em casa ou no escritório.
O Windows 7 inclui muitos recursos, como novas maneiras de trabalhar com as janelas - Snap, Peek e Shake. O Windows Touch faz sua estreia,
...