ATPS SISTEMAS OPERACIONAIS
Casos: ATPS SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpdesigner • 8/9/2013 • 5.628 Palavras (23 Páginas) • 902 Visualizações
Como surgiram os sistemas operacionais
Um sistema operacional e um conjunto de programas cuja sua função e gerencia os recursos do sistema operacional assim definindo qual programação vai recebe r mais atenção do processador para assim gerencia a memoria e outros. Fornecendo assim uma interface entre o computado e o usuário. Embora tudo que o sistema OS faz, e para esconde tudo o que os componentes do computado fazem para assim transmiti-lo para o usuário e o usuário não fique nem sabendo da existência dos hardwares.
Quando ligamos nossa maquina de hoje executa através de um programa de armazenamento em uma memoria não volátil ROM chamado de BIOS num processo chamado de “ bootstrapping” . Sendo assim capaz de prossegui toda sua iniciação sem ajuda nenhuma externa, fazendo vário teste e fazendo sua inicialização de seus componentes da maquina depois de todo esse processo automaticamente a BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente em seus discos rígidos , aparti dessa etapa o sistema operacional todo o total controle da maquina , ai o sistema operacional fica revezando sua execução com outros programas, como se estivesse vigiando , controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Na primeira geração dos computadores eles eram tão grandes que ocupavam uma sala inteira. Eles foram criados basicamente s de válvulas e painéis. Nessa época ainda não existiam os sistemas operacionais e os programadores que faziam todo seu trabalho com chaves, fios e luzes de aviso.com varias contribuições como “ Howard, John Von Neumann, John Adan Presper Eckert e William Mauchley “ foram feitos os primeiros avanços dos computadores primitivos.
Relatório 01: tipos de sistemas operacionais
Sendo assim os sistemas foram evoluindo a cada tempo mais e mais com os sistemas operacionais:
Sistema Batch: foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados na década de 1960. Os primeiros, também chamados de ‘ Jobs’. O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas a entradas e saídas de dados são implementados por algum tipo de memoria secundaria, geralmente arquivos em disco.
Sistemas de tempo compartilhado: permitem que diversos programas executáveis a partir da divisão do tempo do processado em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo( time-slice). Esses sistemas possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicasse diretamente com o sistema operacional através de comandos.
Sistema em tempo real: são simplesmente de forma semelhante aos sistemas de tempo compartilhado. O que caracteriza a diferença entre os dois sistemas e o tempo exigido no processamento das aplicações. Enquanto em sistemas de tempo compartilhado o tempo de processamento pode varia sem comprometer as aplicações em execução. Esses sistemas normalmente, estão presentes em aplicações de controle de processamento, como no monitoramento de refinarias de petróleo de trafego aéreo.
Sistema de múltiplos processadores: caracterizam - se por possuir duas sou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema e permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa se subdividido em partes para serem executados simultaneamente em mais de um processador.
Sistema fortemente acoplado: existem vários processadores compartilhado ema única memoria física ( shared memory ) e dispositivos de entrada e saída sendo gerenciados por apenas um sistema operacional.
Sistema fracamente acoplado: caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação.
Baseando nesses sistemas conseguimos evolui bastante ate hoje tanto no gráfico quanto no tamanho de nossos computadores, hoje em dia temos equipamentos que podemos leva no bolso com avanço dos sistemas operacionais e do avanço do sistema computacional.
Os sistemas computacionais são um conjunto eletrônico interligados formando por processadores, memorias, registradores, barramentos, monitores de vídeo e muitos outros dispositivos físicos que são chamados de HARDWARE. Todos esses dispositivos juntos formam um conjunto de dados digitais o que proporciona de uma maneira confiável a representação e transmissão de dados. Todos os componentes do sistema computacional são agrupados em três subsistemas básicos, que são chamados de unidades funcionais. Estes subsistemas estão presentes em qualquer tipo de computador digital, independente da arquitetura ou fabricante.
O processador também denominado uma unidades central gerencia todo sistema computacional controlando as operações realizadas por cada unidade funcional. A principal função do processador e controlar a executar a instrução presente na memoria principal. Cada processado e composto por unidades de controle, unidades logica e aritmética, e registradores.
Registradores são dispositivos com a função principal de armazenamento de dados temporariamente. O conjunto de registradores funciona com uma memoria de altas velocidades de memoria interna, porem a capacidades de armazenamento reduzidas e custo maior que a memoria principal. Enquanto outros são responsáveis por armazenar informações de controle do processador e do sistema operacional. Os registradores que são mais utilizados são:
O contador de instruções: que contei o endereço da próxima instrução que o processador de buscar e executar.
O apontador da pilha: contem o endereço da memoria do topo da linha da pilha, que a estrutura de dados o sistema mantem informações sobre programas que já estão executados e tiveram que ser interrompidos.
O registrador de status: e responsável por armazenar informações sobre a execução , como a ocorrência de overflow.
Para o armazenamentos temporários dessas informações precisaremos da memoria principal que e o local onde armazenamos as instruções e dados, a memoria e composta por unidades de acesso chamados de células, sendo cada célula composta por uma determinado numero de bits, o bit e a unidades básica de memoria, podendo assumir o valor logico 0 ou 1. Sendo que a memoria principal pode ser classificada em função de sua volatilidade, que e capacidades de a memoria e preservar o seu conteúdo mesmo sem uma fonte de alimentação ativa. Sendo que as memoria do tipo RAM são voláteis enquanto as memorias ROM são de tipos não voláteis.
Memoria cache: uma memoria volátil de alta velocidade, porem com pequena capacidade
...