ATPS SISTEMAS POTÊNCIA A VAPOR
Por: thiagodosreis27 • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 322 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO-SANTO ANDRÉ-UNIDADE 3
NOME: THIAGO VINICIUS DOS REIS RA: 7474689689
ATPS MÁQUINAS TÉRMICAS I
ATPS SISTEMAS POTÊNCIA A VAPOR
SANTO ANDRÉ
2015
NOME: THIAGO VINICIUS DOS REIS RA: 7474689689
ATPS SOBRE SISTEMAS A VAPOR
Trabalho que consiste em apresentar pesquisas obtidas em um estudo sobre sistemas a vapor referente à matéria de Máquinas Térmicas I durante o 8° semestre do curso de engenharia mecânica da Universidade UNIAN Santo André, sob orientação do professor Fábio.
SANTO ANDRÉ
2015
RESUMO
Nessa ATPS foram pesquisados sistemas de potência a vapor, bem como os combustíveis mais usados para fornecer energia a estes equipamentos e apontamos os combustíveis mais eficientes usados para a geração de trabalho por sistemas de potência a vapor.
Tipos de Sistemas de Potência a Vapor
Caldeiras de Vapor:
São os geradores de vapor mais simples, queimam algum tipo de combustível como fonte geradora de calor.
Caldeiras de Recuperação:
São aqueles geradores que não utilizam combustíveis como fonte geradora de calor, aproveitando o calor residual de processos industriais (gás de escape de motores, gás de alto forno, de turbinas, etc.).
Caldeiras de Água Quente:
São aqueles em que o fluido não vaporiza, sendo o mesmo aproveitado em fase líquida (calefação, processos químicos).
[pic 1][pic 2]
CALDEIRA TURBINA A VAPOR
Geradores Reatores Nucleares:
São aqueles que produzem vapor utilizando como fonte de calor a energia liberada por combustíveis nucleares (urânio enriquecido).
Usinas de Energia Solar
São aquelas que têm receptores para coletar e concentrar a radiação solar, onde uma substância, sal refinado ou óleo, é aquecida e direcionada a um trocador de calor interligado que substitui a caldeira das usinas que utilizam combustíveis fósseis e nucleares. O sal refinado ou óleo aquecido fornece energia necessária para vaporizar a água.
Combustíveis mais usados pelos sistemas de potência a vapor
Os combustíveis usados nas caldeiras podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
Gasosos:
Gás do alto-forno, gás natural, outros gases combustíveis (butano, propano);
Líquidos:
Óleo combustível, óleo diesel e outros derivados de petróleo;
Sólidos:
Lenha (madeira), carvão vegetal ou mineral, casca de arroz, bagaço de cana e outros;
Os combustíveis diferenciam-se pelo seu poder calorífico que nada mais é que a quantidade de calor (energia) que o combustível por unidade de massa ou de volume ( Kcal/kg ou Kcal/m3). Um bom combustível é aquele que tem em sua composição química: Hidrogênio (H) carbono (C) e enxofre, sendo que quanto maior é o poder calorífico melhor é o combustível.
Combustível Poder Calorífico
Bagaço da cana 1820 Kcal/Kg
Casca de arroz 3300 Kcal/Kg
Madeira 3500 Kcal/Kg
Gás natural 5000 Kcal/Kg
Carvão Mineral 7000 Kcal/Kg
Carvão vegetal 7200 Kcal/Kg
Coque 7500 Kcal/Kg
Gás Óleo 10000 Kcal/Kg
Butano/Propano 11000 Kcal/Kg
ASPECTOS COMPARATIVOS DOS COMBUSTÍVEIS
BIOMASSA ÓLEOS E GASES
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
A comparação da biomassa com os óleos e gases, de uma forma geral mostra pontos positivos e negativos para ambos os grupos de combustíveis. A biomassa apresenta vantagens econômicas na aquisição do produto, porém diversas dificuldades técnicas operacionais, como dificuldade de armazenamento devido ao grande volume e à alimentação da caldeira. Já os óleos e gases, os quais são armazenados em recipientes compactos e alimentados de forma automática, no entanto necessitam de maior investimento para o uso. Socialmente, a utilização dos óleos e dos gases resulta em menor empregabilidade, pois seus processos de manuseio e alimentação são praticamente todos automatizados, enquanto a biomassa necessita de trabalho manual e o operador não precisa de qualificação para a atividade. As atividades cm óleos e com gases necessitam de investimento maior com treinamento ou contratação de operadores dos equipamentos.
Ambientalmente, a produção e uso da biomassa se mostram vantajosos, por ser um combustível renovável e se apresentar em grande quantidade. Além disso, a produção de óleos e gases ocasiona a emissão de poluentes para a atmosfera.
Em contrapartida as emissões na queima dos óleos e gases são bem menores e com produção maior de energia, pelo fato de possuírem elevado poder calorífico. Já a biomassa apresenta grande dificuldade de controle da combustão devido sua heterogeneidade, emitindo maior concentração de poluentes para a atmosfera.
...