ATPS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO
Dissertações: ATPS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/11/2013 • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 562 Visualizações
Etapa 3
Passo 1
A empresa tem o comprometimento em atender aos padrões das normas nacionais e internacionais de qualidade, sustentabilidade ambiental e proteção à integridade física e saúde dos seus trabalhadores. Criando assim, o gerenciamento das questões ambientais e de segurança do trabalho, com foco na prevenção de acidentes e no tratamento dos problemas potenciais, respeitando as diretrizes contidas na ISO 14001:1996 – Sistema de Gestão Ambiental viabilizando assim, a sobrevivência da empresa.
Citamos alguns exemplos a baixo:
• Arrecadação com recipiente próprio de roupas e alimentos para pessoas carentes;
• Doações de produtos para instituições carentes;
• Campanha para arrecadar recursos para hospitais;
• Plantação de árvores em áreas públicas ou contribuir para o horto florestal da cidade;
• Realização de coleta seletiva de lixo;
• Controle de desperdícios ocorridos na armazenagem e estoques;
• Verificação nos produtos adquiridos, se estes atendem as normas obrigatórias de higiene, segurança e qualidade;
• Cuidar para que a exposição de produtos de risco, esteja fora do alcance das crianças pequenas;
• Reciclagem e reuso da água;
• Redução do consumo de energia;
• Conscientização do funcionário para o uso da embalagem;
• Brindes e descontos especiais para clientes que usam sacolas permanentes;
• Priorizar fornecedores comprometidos com a boa conduta ambiental.
Conforme apresentado acima, há diversas ações que podem ser praticadas para se tornar uma Drogaria mais socialmente responsável em diferentes níveis de abrangência. Destaca-se, contudo, a necessidade de concentrar-se nas melhores idéias inovadoras que ajudam a construir novos negócios.
Dessa forma, num processo estratégico de gerenciamento é importante adquirir habilidade organizacional para priorizar ações, uma vez que há muitos públicos de relacionamento que competem por atenção, interesses e recursos da empresa.
Passo 2
A empresa possui um programa de relacionamento ético, onde todos os trabalhadores passam por um treinamento, com o objetivo de reduzir ou zerar os conflitos internos e externos, mantendo a harmonia e também um bom relacionamento com seus colaboradores e seus clientes.
Para se evitar problemas entre os funcionários e até mesmo a seus clientes, a empresa criou um “CÓDIGO DE CONDUTA ” de forma objetiva e clara de acordo com a sua realidade, sobre seu posicionamento em relação à ética do ambiente do trabalho. A realização de treinamentos, palestras e reciclagem periódica sobre o tema, faz com que seja reduzido, tanto o assédio moral, quanto o assédio sexual, melhorando assim o relacionamento interno e externo.
A empresa faz questão de pontuar e reafirmar o compromisso em garantir a integridade dos funcionários, dando assim mais segurança aos profissionais, principalmente aqueles que atuam em níveis hierárquicos mais simples. Há uma sala específica, para tratar de assuntos que necessitam ser tratados em sigilo, garantindo assim, a segurança de sigilo aos funcionários, em caso de possíveis denúncias que agridam a ética organizacional. Este mesmo espaço está aberto aos clientes que se apresentarem para comunicar algum fato ligado a ética empresarial da organização. Um responsável pelo setor irá averiguar se a ética organizacional foi ferida, pois é indispensável que o fato seja investigado com total imparcialidade. Isso garantirá que as chances de serem cometidas injustiças com alguma pessoa caiam significativamente.
Com o programa de relacionamento ético elaborado pela empresa, evitam-se diversos prejuízos ao trabalhador.
Citamos alguns exemplos:
• Destruição da sua vida profissional;
• Desestabilização da sua vida emocional;
• Isolamento social;
• Afastamento por doenças como estresse pós traumático, síndrome do pânico;
• Ideações suicidas e até mesmo a morte por suicídio.
Portanto, consequentemente a empresa que não se atenta a estes pontos, pode se prejudicar de diversas formas, com processos judiciais, perda de clientes, etc.
Passo 3
A empresa respeita as normas ambientais se baseando na ISO 14001:1996 – Sistema de Gestão Ambiental. Os objetivos básicos de gestão socioambiental são o de aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos, o sucesso no segmento de mercado ocupado (através da melhoria contínua dos resultados operacionais), a satisfação dos funcionários com a organização e da própria sociedade com a contribuição social da empresa e o respeito ao meio ambiente.
A política ambiental da empresa segue os padrões da ISO 14001:1996, que fica disponível para apreciação de todos.
A empresa possui um Manual de Código de Ética, onde o mesmo é discutido e atualizado em reuniões e palestras.
Na empresa funciona a CIPA- Comissão Interna de Acidentes. Este setor visa a preservação da saúde, higiene e da integridade física dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos reais ou potenciais do ambiente de trabalho. Cuja finalidade é, através da ação dos próprios trabalhadores, promover a melhoria das condições do ambiente de trabalho.
A CIPA é estruturada por membros representantes dos funcionário e de representantes do empregador. A partir do número de funcionários total da empresa pode-se saber a quantidade de membros designados pela NR.Esse membros são efetivos ou suplentes com mandato de 1 ano, permitida a reeleição. Durante esse tempo não se pode demitir o funcionário a não ser por justa causa.
A escolha dos membros da CIPA será por eleição secreta. A eleição deverá ser feita durante o horário do expediente com a metade mais um dos funcionários. O representante do empregador será por ele designado.
Além de ser exigidos por lei, a segurança e saúde no trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho, a satisfação e a segurança dos trabalhadores.
Listamos alguns pontos fundamentais para criação da empresa:
Responsabilidade Corporativa:
Os agentes de Governança Corporativa devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando a sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.
Devem também promover a segurança aos colaboradores com visão de futuro e transparência plena.
Ser eficiente não é mais o suficiente para o negócio, a gestão dos riscos á tá importante como a eficiência da equipe da empresa.
Não importa o tamanho da empresa, é fundamental aplicar certas práticas de administração independente do estágio em que o negócio se encontra.
Diminuir riscos atrai grandes clientes, estes clientes estão cada vez mais interessados em saber se seus fornecedores tem um processo produtivo sustentável sem falhas, se respeitam as regras socioambientais nas operações e se sua gestão é baseada em princípios de transparência.
“ As empresas pautadas pela prática da governança, são aquelas que servem de referência ética”.
.
...