TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: dentificação do desenvolvimento da casa

Seminário: ATPS: dentificação do desenvolvimento da casa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Identificação do desenvolvimento da casa

1. Pesquisa do subsolo

O primeiro passo para se começar a construir a casa é necessário a verificação do tipo de subsolo para se saber o tipo de alicerce a ser utilizado, nesse caso por ser uma obra urbana de pequeno porte foi feito de modo empírico, feito apenas por observação; um terreno alagado ou dependendo da cor do solo nota-se que há muita matéria orgânica, deixando o solo com pouca resistência . Para a confirmação da resistência do solo foi feito o teste da pá, que consiste em golpear o solo com a pá, se a mesma penetrar no solo é que esse tem pouca resistência, no caso do terreno escolhido, o solo tinha uma boa resistência.

2. Terraplanagem ou acerto do terreno

A terraplanagem do terreno foi feito manualmente, utilizando carrinho de mão, pá, inchada e muita mão de obra, porém como o terreno não era tão acidentado houve muito pouco corte ou aterro, facilitando todo o trabalho e sendo assim dispensando qualquer tipo de uso mecânico , tornando o projeto mais barato.

3. Locação de obra

Locar uma construção é marcar o terreno onde será feito as paredes e alicerces.

Os passos para a execução desse trabalho foi feito por marcação da linha principal, pela planta de situação, determinar a linha A-B por modo de pontaletes.

Colocar prego na cabeça dos pontaletes para melhor dimensionamento.

Marcar sobre AB os pontos C e D correspondente a largura L da construção.

Com o esquadro de pedreiro, aplica-se de 90 graus, previsto na planta baixa, a partir de C e D. Determina-se a seguir as linhas ECF e GDH.

Nas linhas marcadas, locar I e J, de modo a corresponderem a IC=JD=M.

Nos pontos A, B, C, D, E, F, G, H colocam-se cavaletes feitos de serradas de terceiro grau e de pontaletes, a altura dos cavaletes de ser maior que a de baldrame.

4. Alicerce ou Fundação

São obras enterradas com o objetivo de suportar toda a carga da construção. A necessidade de enterrar a fundação visa evitar o escorregamento lateral e eliminar a camada superficial. O leito da fundação é o plano que se prepara no subsolo para o assentamento dos alicerces.

Nessa obra foi feito uma fundação de 1m de profundidade, com valhas continua, em algumas partes foram feitas valhas em degrau por haver um pouco de declividade no terreno. O enchimento das valas foi feito com concreto.

5. Baldrames

Baldrame é o tipo mais comum de fundação. Baldrames são parte do embasamento da casa, entre o alicerce (sapata) e a parede. Pela sua alta eficiência, baldrames proporcionam economia de tempo em projetos.

O baldrame é feito para a elevação do piso da construção em relação ao terreno, o material utilizado foi concreto.

Nesse projeto foi feito uma fundação direta, de um metro de profundidade, pois o solo tem uma alta taxa de resistência.

6. Obras em concreto Armado

É a parte que se deve ter mais atenção, por ser a estrutura fundamental sob a forma de pilares, lajes, vigas e sapatas. Sabendo-se que o concreto simples aguenta apenas carga de compressão, mas para esforços de tração não é tão eficiente; já o concreto armado, suporta tanto a esforço de compressão, quanto a de tração.

a) Pilares

São peças feita de concreto armado alongada, sujeita a esforços de compreensão, dependendo de suas demissões estará sujeita a flambagem, portanto este pilar estará sujeito a esforço de flexão. O pilar suporta o peso da viga e tudo que está sobre a mesma e transmite para a fundação.

Na construção dessa casa foram utilizados os seguintes pilares:

Pilares internos - localizados no interior do pavimento

 

Pilares de extremidade - localizados nos contornos do pavimento

 

Pilares de canto - localizados no canto do pavimento

Os pilares utilizados tem seção transversal retangular

b) Vigas

Uma viga é um elemento estrutural das edificações. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composta de madeira, ferro ou concreto armado. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.

No projeto foi utilizado viga de concreto armado de seção quadrada de 20 cm.

c) Laje

Laje em engenharia civil e arquitetura é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as ações que nela chegam para as vigas ou diretamente para os pilares que a sustentam, e destas para os pilares. As lajes também são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões. Outra característica que diferencia as lajes de outros elementos estruturais planos é que o carregamento que nela atua é perpendicular ao seu plano médio.

No projeto foi utilizado laje de concreto armado de espessura 8cm. A laje foi montada apoiada nas vigas, que recebeu concreto usinado; a mesma foi escorada por tábuas de 15 por 3 cm colocado em sentido transversal ao das vigotas e pregadas aos pontaletes de 8 cm de diâmetro,distanciado entre si em 1,5 m.

d) Adesamento

O adesamento tem a finalidade de reduzir o máximo possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com