ATPS Ética Humana
Artigos Científicos: ATPS Ética Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberstg • 29/5/2014 • 1.772 Palavras (8 Páginas) • 310 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL SANTA MARIA
CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Cézar Luciano Severo de Mello – 421678
Elenilton Silva Falk – 427709
Lucas Nicholas Flores Lopes – 436282
Jocelito Franco Jardim - 434976
Cleber Eduardo Stangherlin - 436710
Trabalho de Prática Supervisionada – ATPS
Ética e Relação Humanas no Trabalho
SANTA MARIA, 10 de Junho de 2013
Sumário
1.Introdução................................................................................................................................3
2. Á ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.................................................................4
2.1. Sinopse do Filme..................................................................................................................5
2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração................6
3. Conclusão................................................................................................................................7
4. Referências Bibliográficas......................................................................................................8
1.Introdução.
A origem dos estudos sobre ética, segundo concepções filosóficas, parte desde a cultura ocidental tendo como base o ser humano como objeto de pesquisa sobre sua moral, suas obrigações, seus deveres, as razões para a justiça e sua conduta para que possa se enquadrar num âmbito social.
A ética, segundo a filosofia, divaga com os pensamentos de diversos pensadores e em época diferente, desse modo, dando assim diferentes conceitos.
A palavra ética nos diz respeito a costumes e está mais preocupada em detectar os princípios de vida conforme sua visão de mundo, em determinar razões de desejar justiça, harmonia e meios de alcança-la, ou seja, é o estudo da conduta humana, passível do bem ou do mal, expõem reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo perante o meio e configura sua união perante seus valores e suas virtudes.
A moral é um conjunto de comportamento e normas aceitos para as relações humanas e uma das atribuições de moral é fazer o homem interagir, em determinadas situações, com o ambiente e com a sociedade onde vive.
Nota-se que, a ética faz parte de nosso cotidiano, independente de época em que vivemos, seja ela na escola, política, no esporte, nas empresas é de suma importância, principalmente para sua sobrevivência perante a concorrência e em nossas profissões, principalmente nos dias atuais.
Se compararmos a ética em outras épocas com a ética atual, veremos que ambos os conceitos servem como condução do ser humano e toda sua interação, para o desenvolvimento social, sua moral, seus valores e suas virtudes.
Podemos dizer que ética é a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, buscando um sentido na vida, ou seja, é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossas vidas, que nos auxilia a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético é buscar estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza e buscar ser feliz.
Atualmente, vivemos num país onde surgem a cada dia novos impostos, encontra-se na cultura dos colaboradores o “jeitinho brasileiro” e é missão dos gestores tornar suas empresas éticas e ganhar sempre, não seria o melhor caminho para o crescimento.
Para Denny (2001) não há distinção entre moral e ética, a ética empresarial consiste num conjunto de interesses comuns entre os empresários, o consumidor ou o trabalhador e o governo.
A sociedade vem sofrendo dia-a-dia com as constantes mudanças referentes aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais. Hoje, focar na busca do lucro com interesse exclusivos dos acionistas é uma forma de exclusão das demais pessoas envolvidas no processo (empregados, clientes, públicos, concorrentes) e não visar somente na propriedade e na riqueza.
Com a globalização da economia, novas técnicas foram aprimoradas dentro das organizações como: atendimento diferenciado ao cliente, a importância de cumprir prazos tanto na entrega para os clientes quanto para fornecedores. Com a concorrência acirrada entre empresas do mesmo ramo e a exigência do publico consumidor, a excelência no atendimento ao cliente pode ser a chave do fracasso ou o sucesso de uma organização.
Com a crescente evolução do mercado e com a preocupação das empresas em relação ao nível de produtos e serviço oferecido aos clientes, procuram-se indicativos de ética que são fatores necessários para a elaboração de novas técnicas como: prazo dando confiabilidade ao cliente , tempo na execução de tarefas, disponibilidade de pessoal e equipamentos necessários para realizar as atividades solicitados, atitude respeitosa, espírito conciliador e de equipe, pontualidade, cordialidade, facilidade em corrigir erros e falhas, agilidade e precisão em fornecer informações sobre os serviços em processamento, agilidade no atendimento de reclamações e na solução das mesmas.
Já no campo profissional, a ética tem como preocupação um maior relacionamento dos colaboradores com seus clientes e com outros profissionais, sempre levando em conta valores como dignidade humana, auto realização e sociabilidade.
Enfim, a constante preocupação dos profissionais com a ética deve concentrar-se em dois grandes pontos: o primeiro está no cumprimento das obrigações legais, normas preestabelecidas, o segundo, nos clientes que devemos deixa-los satisfeitos.
Quando a questão
...