Atps De Atica E Relações Humanas
Artigo: Atps De Atica E Relações Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elanecruz • 20/5/2013 • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 541 Visualizações
atps de etica e relações humanas
INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 05
CAPÍTULO 01 – A ÉTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO ................................................ 06
CAPÍTULO 02 – ÉTICA, MORAL E LEI ......................................................................... 08
CAPÍTULO 03 – ÉTICA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS ................................................10
CAPÍTULO 04 – RESPONSABILIDADE SOCIAL ......................................................... 12
MAPA CONCEITUAL ........................................................................................... 13
CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 15
Introdução
O mundo dos negócios assim como no cotidiano deve ser levado em conta
o comportamento ético do indivíduo, pois quando uma organização se responsabiliza pela ética empresarial, ela está levando em conta a consideração aos seus clientes, pois estes, de acordo com o novo contexto, estão procurando novos mercados onde possam confiar, e uma organização ética é a solução, por conta disso há inúmeros investimentos em responsabilidade social e preservação do meio ambiente, pois estes são fatores muito discutíveis em qualquer circulo de conversa.
CAPÍTULO 01 – A ÉTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO
A ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo.
Mesmo quando uma organização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas. Na manutenção, o risco é não manter este código atual e aderente à cultura organizacional da empresa.
Os princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças.
A ética numa organização, seja ela empresarial ou governamental, deve ser pautada pelos mesmos princípios. Qualquer ação ou decisão, coletiva ou pessoal, não pode prescindir de um comportamento ético, já que os códigos de conduta devem ser uma ferramenta
de gestão para estabelecer e articular os valores corporativos, as responsabilidades sociais, e as obrigações da organização que, em última análise, vão definir a forma como atua para atingir os fins coletivos a que se propõe.
CAPÍTULO 02 – ÉTICA, MORAL E LEI
1. Que é ética?
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
1.1. O que é moral?
De acordo com Paulo Silvino Ribeiro, a “moral” trata-se do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura.
1.2. O que é lei?
Conforme o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, LEI é “a regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para manter, numa comunidade, a ordem e o desenvolvimento.”
1.3. Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética, moral e lei)?
Ética pode encontrar-se com a moral, pois a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. Da ética individual se passa a um valor social, e deste, quando devidamente enraizado numa sociedade, se passa à lei. Assim, pode-se afirmar, seguindo este raciocínio, que não existe lei sem uma ética que lhe sirva de alicerce. Para o Direito Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.
A ética é princípio, moral é conduta específica.
CAPÍTULO 03 – ÉTICA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
1. Por que ética nos negócios?
No plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores em face de uma pluralidade de opções, tendo como plano de fundo a moralidade.
1.1. Quais os benefícios que uma empresa obtém
...