ATRATIVIDADE ECONOMICO GEOLÓGICA
Por: Tania Souza • 16/4/2019 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
INDICE DE ATRATIVIDADE ECONOMICO GEOLÓGICA
Tânia C. B Souza
A pesquisa mineral é uma ferramenta de grande importância para o crescimento e sustentabilidade empresarial, assim, deve-se atentar as possibilidades e a tendências de demanda de produtos de mercado, bem como se antever a nichos de materiais exóticos.
Desta forma, unir informações da área geológica, de mercado, lógicas, dentre outras informações para avaliar o produto rochas ornamentais se torna necessário, pois apresentar uma síntese resumo, qualitativa e quantitativamente sobre os produtos a ser prospectados.
Com isso criou-se o conceito de Índice de Atratividade Econômico-Geológica (IAEG). Este índice baseia-se, de maneira geral, na soma dos pesos considerados para cada um dos seguintes fatores: cor da rocha, textura, homogeneidade, dureza, pureza, estrutura, modo de ocorrência do prospecto e infraestrutura local. Dessa forma, quanto maior o IAEG, mais atraente será a rocha para o mercado.
Esse índice retrata de forma superficial à realidade do potencial econômico de uma determinada rocha, atribuindo pesos a uma série de fatores, e ao fim soma-se esses e a que tiver maior soma será a que tem o melhor potencial. Como exemplificado em sala de aula, não se pode comparar litotipos diferentes, pois as atribuições de peso ira favorecer uma determinada característica em detrimento de outra, que seria até viável quando colocada dentro de uma mesma uniformidade de comparação. Outro fator é que esse índice é bem relativo em determinado fatores e depende muito do uso a ser dado comercialmente.
Outro questionamento a ser feito é que as rochas que se apresenta como defeito no setor comercial deveria ter um índice também, pois alguns fatores como como homogeneidade, creio que só seria relevante ao se tratar de um produto industrial, um produto obtido da natureza em sua existência não é homogêneo.
É claro que no aspecto de estética o ser humano busca a perfeição, a qualquer custo, idealizando produtos, e a resposta do setor produtivo é fornecer a esta demanda, sem dar orientações o que tende a criar um abismo entre o que realmente é o produto e o quê o produtor tem que fazer para modifica-lo e atender a critérios da clientela.
Enfim a busca de um índice é necessário, bem como a orientação dos consumidores acerca do produto, o IAEG deve ser melhorado levando em conta critérios mais relevantes e constante que pode ser analisado em diversas regiões e a qualquer tempo, e para isso tem que haver discussões e pesquisas.
...