AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO EM UMA FÁBRICA DE GELO DE PEQUENO PORTE
Por: ANGELOGUGLI • 12/5/2020 • Trabalho acadêmico • 3.185 Palavras (13 Páginas) • 366 Visualizações
AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO EM UMA FÁBRICA DE GELO DE PEQUENO PORTE
Angelo Guglielmo[1]
Marcos Hister Pereira Gomes[2]
RESUMO
Objetivo: medir os níveis de ruído em uma Fábrica de Gelo de Pequeno Porte e alertar sobre a importância do uso de equipamento de proteção coletiva para mitigar o ruído do ambiente de produção. Métodos: trata-se de uma pesquisa de campo. O ruído foi medido por meio da limitação de utilização de aplicativo medidor de nível de pressão sonora instalado em aparelho celular, em três períodos do dia: manhã, tarde e noite, durante três dias e cada medição durou quinze minutos. Resultados: observou-se 6 máquinas (torre de resfriamento, máquina de produzir e cortar gelo em cubos, máquina de produzir gelo em barras, máquina de triturar gelo em escamas e duas câmeras frias) no setor, que colaborou para uma alteração respeitável dos níveis de ruído na fábrica (43 a 90 dB). Observou-se o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) apenas pelo operador das máquinas, mas o adequado é instalar Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) nos equipamentos emissores de ruídos aonde os empregados da fábrica de gelo estão expostos diariamente a elevados níveis de pressão sonora.
Palavras-chave: Ruído Ocupacional; Perda Auditiva Provocada por Ruído; Fábrica de Gelo;
ABSTRACT
Objective: To measure the noise levels in a Small Ice Factory and to alert about the importance of usage of collective protection equipment to mitigate the noise of the production environment. Methods: this is a field research. Noise was measured by the use of limited sound pressure level meter application installed in a cellular mobile, in three periods of the day: morning, afternoon and night, during three days and each measurement lasted fifteen minutes. Results: 6 machines (cooling tower, ice-cube production machine, ice machine in bars, ice crusher and two cold storage chambers) were observed in the sector, which contributed to a respectable change in levels of noise in the factory (43 to 90 dB). The use of Personal Protective Equipment (PPE) was observed only by the machine operator. Conclusion: The most appropriate is to install Collective Protection Equipment (EPC) on the noise emitting equipments where employees of the ice factory are exposed daily to high sound pressure levels.
Keywords: Occupational Noise; Auditive Loss Caused by Noise; Noise in Ice Factory;
INTRODUÇÃO
Uma das maiores ocorrências da saúde ocupacional é o ruído que é encontrado em quase todos os ambientes de trabalho e os altos níveis de ruído geram efeitos nocivos como a perda auditiva irreversível e outras interferências nas comunicações entre os seres humanos (SALIBA, 2018).
Levantou-se o problema de avaliar quanto de ruído é emitido em uma pequena Fábrica de Gelo e se os valores resultantes podem afetar a saúde dos colaboradores e estão dentro dos padrões permitidos pela Legislação em vigor.
Quando o som é indesejável e desagradável ele é definido como ruído e ele faz parte da rotina das pessoas, é um fenômeno físico que se origina das vibrações mecânicas em formato de ondas pelo ar, de frequência sem regra exata (GERGES, 2000.SALIBA, 2018).
O som apresenta-se nas seguintes formas, segundo SALIBA, 2018:
-Ruído contínuo: permanece “constante”, com variações máximas de 3 dB durante um longo período (superior a 15 minutos). Por exemplo, o ruído originado de máquinas em operação contínua.
-Ruído intermitente: ruído com variações, maiores que 3 dB, em períodos curtos (menores que 15 minutos). Por exemplo: ruído originado de máquinas que atuam em períodos recorrentes ao longo do dia.
-Ruído de impacto: apresenta picos com permanência menor que 1 segundo a espaços superiores a 1 segundo. Por exemplo, uma prensa que produz menos de 30 prensagens por minuto (SALIBA, P31).
O ouvido humano consegue compreender e interpretar sons e é um sistema muito complexo e dividido em três partes ouvido externo, médio e interno. O som caminha pelo canal auditivo até o tímpano onde uma membrana vibra quando exposto a elevados níveis de ruídos onde o indivíduo pode perder a audição se exposto por tempo prolongado e essa lesão auditiva permanente quando é de origem ocupacional é chamada de Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO) e quando não, é conhecida como Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) (GERGES, 2000;SALIBA, 2018).
A Portaria 3214 /78 aprovou Normas Regulamentadoras (NRs) e essas são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas a todos os empregados que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. A NR 15 que aborda operações e atividades insalubres indica o limite de tolerância de ruídos nos Agentes Físicos, aonde está incluído o ruído. O corpo humano também é afetado pelos efeitos da exposição a ruídos por período prolongado como aceleração de batimentos cardíacos, de hipertensão arterial e outros e essas alterações são verificados no comportamento do funcionário onde pode demonstrar nervosismo e prejuízo no desenvolvendo do trabalho. Somente o fato de haver algum desses agentes, Físico, Químico ou Biológico, já considera a atividade insalubre. A insalubridade por exposição ao agente físico ruído está normatizada na NR15 com limite de tolerâncias para ruído contínuo e intermitente no Anexo 1, como mostra o Quadro 1 abaixo (GERGES, 2000; SALIBA, 2018):
Quadro 1: Norma regulamentadora 15 atividades e operações insalubres:
Anexo 1 - Limites de tolerância para ruído contínuo e intermitente[pic 1]
Fonte (BRASIL, 1978)
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são abordados na Norma Regulamentadora NR-6 e define o conceito e critérios para o fornecimento de IPI ao empregado. O EPI é proposto para proteger riscos capazes de ameaçar a saúde e segurança no trabalho e pode ser de fabricação nacional ou importado e só é colocado à venda com Certificado de Aprovação (CA) emitido por Órgão Nacional Competente. Equipamento de Proteção Individual auricular atenua a potência da energia sonora ao aparelho auditivo e os Protetores Circum-Auriculares (Concha) são compostos por arco plástico e tem almofadas externas para adaptação ao conforto e são mais fáceis na manutenção e podem ser utilizados por indivíduos com infecção no canal auditivo. Oferecem maior nível de atenuação e difícil de guardar e inibe movimento da cabeça. Barba, cabelo longo e óculos atrapalham a sua utilização (SALIBA,2018).
...