AVALIAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS NUMA OFICINA MECÂNICA EM SALVADOR-BA
Por: engemarcus • 19/2/2019 • Trabalho acadêmico • 3.948 Palavras (16 Páginas) • 845 Visualizações
AVALIAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS NUMA OFICINA MECÂNICA AUTOMOTIVA EM SALVADOR-BA
Marcus Vinicius de Santana Souza1
Edson Victor de Souza2
RESUMO
A segurança e a saúde do trabalho tornaram-se motivo de enorme preocupação tanto para os colaboradores quanto para as organizações, haja vista que o seu controle e sua prevenção colaboram para o aperfeiçoamento das condições de trabalho e, portanto, para a redução dos acidentes. Nesta perspectiva, o propósito deste estudo é avaliar, através do método William T. Fine, os possíveis riscos ocupacionais aos quais os colaboradores estão expostos numa oficina mecânica automotiva no munícipio de Salvador/BA e indicar sugestões de melhorias para os riscos encontrados. Para tal, os métodos para obtenção dos resultados estão apoiados em revisão bibliográfica e também estudo de campo. Comprovou-se que a organização em questão não fornece treinamentos e equipamentos de proteção coletiva para os trabalhadores, foram identificados riscos físicos, químicos, de acidentes e ergonômicos, sendo que oito destes riscos possuem o Grau de Criticidade alto e necessitam que as atividades sejam suspensas imediatamente.
Palavras-Chave: Risco, perigo, oficina, segurança, colaboradores, Salvador, saúde.
ABSTRACT
The safety and health of work became a source of great concern both for workers and for the organizations, given that your control and your prevention collaborate for the improvement of working conditions and consequently to reduce the accidents. In this perspective, the objective of this study is to evaluate, by William t. Fine, possible occupational hazards to which employees are exposed in an automotive machine shop in the city of Salvador/BA and propose suggestions for improvements to the risks identified. To do so, the methods for obtaining the results are supported by literature review and also field study. It was noted that the Organization in question does not provide training and collective protection equipment for workers, physical risks were identified, chemicals, accidents and ergonomic, and eight of these risks have the degree of criticality high and require that the activities be suspended immediately.
Keywords: Risk, danger, workshop, safety, employees, Salvador, health.
1. INTRODUÇÃO
As transformações técnicas e econômicas desencadeadas na Inglaterra ao longo dos séculos XVIII e XIX, denominada como Revolução Industrial, resultaram na ampliação da produção industrial e consequentemente proporcionaram o crescimento econômico da região. Em compensação, os colaboradores cumpriam longas jornadas de trabalho em condições perigosas e insalubres, que desfavoreciam as suas condições físicas e psicológicas.
Durante muito tempo as organizações tiveram como foco principal o lucro proveniente da exploração da mão de obra, deixando de lado a higiene, a saúde e a segurança dos colaboradores. Contudo, essa conjuntura mudou e, atualmente, os empregadores já associaram que a saúde, a integridade e o bem-estar dos trabalhadores são condições fundamentais para o bom funcionamento das organizações.
Os profissionais que trabalham nas oficinas mecânicas automotivas enfrentam diversos riscos durante o desenvolvimento de suas atividades laborais. Diariamente eles estão sujeitos a quase todos os tipos de riscos, o ruído, a repetitividade durante a manipulação do maquinário, ferramentas e equipamentos, e o contato com produtos químicos (combustíveis, solução de bateria, solventes) são alguns exemplos de perigos enfrentados ao realizar testes e reparos nos componentes veiculares e, normalmente, esses trabalhadores não utilizam os equipamentos de proteção individual.
Deste modo, o presente trabalho, tem por objetivo avaliar os possíveis riscos ocupacionais aos quais os colaboradores estão expostos numa Oficina Mecânica Automotiva em Salvador/BA e propor sugestões de melhorias para os riscos identificados.
2. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO
2.1 ACIDENTE DE TRABALHO
Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, ao longo do ano de 2015 aconteceram cerca de 613 mil acidentes no Brasil, sendo que os acidentes típicos representaram 76,28%; os de trajeto 21,08% e as doenças do trabalho 2,63%.
Silva (2012) indica que o acidente de trabalho típico é aquele que acontece na execução do trabalho, face à ocorrência de fato súbito e violento, estimulado por uma causa exterior a um trabalhador.
Sousa (2016) define o acidente de trajeto como aquele que ocorre quando o colaborador se desloca a serviço da empresa, podendo ser o trajeto residência-trabalho ou vice-versa e também uma atividade a serviço da empresa fora do ambiente laboral.
Carvalho (2016), por sua vez, explica que a doença do trabalho é aquela ocasionada pela realização do trabalho peculiar a estipulada atividade ou profissão.
A atividade de manutenção mecânica automotiva no Brasil ostenta números consideráveis de acidentes do trabalho. Em 2015, foram catalogados no Instituto Nacional de Seguridade Social cerca de 1.498 acidentes de trabalho referentes a serviços de manutenção preventiva e corretiva de veículos automotores. Além do sofrimento acarretado às vítimas e seus familiares, os acidentes também provocam prejuízos às empresas e à comunidade como um todo.
2.2. PERIGO X RISCO
2.2.1. PERIGO
Segundo a ABNT NBR 15331:2005, perigo é a fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes e a identificação de perigos é o método de reconhecimento de que um perigo existe e de definição de suas características.
A ISO 31000 (2018) estabelece que para a identificação de perigos deve identificar-se as fontes susceptíveis de causar danos, assim como as áreas que poderão ser atingidas e os possíveis efeitos dos perigos identificados, determinando uma ordem decrescente das fontes capazes de causar danos mais graves para os menos relevantes.
Para identificar os perigos, conforme a AS/NZS 4360:2004, deve atentar-se a três questões:
- O que pode acontecer, onde e quando?
- Por que e como pode acontecer?
- Quais os métodos e técnicas para identificação de riscos?
2.2.2. RISCO
Segundo a ABNT NBR 15331:2005, o risco é a conciliação da probabilidade da ocorrência de determinado evento e da(s) sua(s) consequência(s), e a avaliação de risco é o processo global de análise de riscos e de comparação dos riscos estimados em relação a um critério pré-estabelecido para determinar a sua aceitação.
...