Acionamentos Elétricos
Trabalho Escolar: Acionamentos Elétricos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlitomax • 22/9/2014 • 862 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
Acionamentos Elétricos
ETAPA - 01 / PASSO – 02
Botoeira ou Botão de comando Quando se fala em ligar um motor, o primeiro elemento que vem a mente é o de uma chave para ligá-lo. Só que no caso de comandos elétricos a “chave” que liga os motores é diferente de uma chave usual, destas que se tem em casa para comandar lâmpadas, por exemplo. A diferença principal está no fato de que ao movimentar a “chave residencial” ela vai para uma posição e permanece nela, mesmo quando se retira a pressão do dedo. Na “chave industrial” ou botoeira há o retorno para a posição de repouso através de uma mola. O entendimento deste conceito é fundamental para compreender o porquê da existência de um selo no circuito de comando.
A botoeira faz parte da classe de componentes denominada “elementos de sinais”. Estes são dispositivos pilotos e nunca são aplicados no acionamento direto de motores.
(a) Esquema de uma botoeira – (b) Exemplos de botoeiras comerciais
A figura mostra o caso de uma botoeira para comutação de 4 pólos. O contato NA (Normalmente Aberto) pode ser utilizado como botão LIGA e o NF (Normalmente Fechado) como botão DESLIGA.
Contatores
São dispositivos de manobra mecânica, acionado eletromagneticamente, construídos para uma elevada freqüência de operação, e cujo arco elétrico é extinto no ar, sem afetar o seu funcionamento.
Foto de contatores comerciais
Os contatores de potência são para correntes máximas de até 600 A aproximadamente. De uma maneira geral possuem 3 contatos principais do tipo NA, para manobra de cargas trifásicas e podem dispor também, de contatos auxiliares acoplados.
Basicamente existem 4 categorias de emprego de contatores principais:
a) AC1: é aplicada em cargas ôhmicas ou pouco indutivas, como aquecedores e
fornos a resistência.
b) AC2: é para acionamento de motores de indução com rotor bobinado.
c) AC3: é aplicação de motores com rotor de gaiola em cargas normais como
bombas, ventiladores e compressores.
d) AC4: é para manobras pesadas, como acionar o motor de indução em plena carga, reversão em plena marcha e operação intermitente.
Fusíveis
Os fusíveis são dispositivos usados com o objetivo de limitar a corrente de um circuito, proporcionando
sua interrupção em casos de curtos-circuitos ou sobrecargas de longa duração. Sua atuação deve-se a fusão de um elemento pelo efeito Joule, provocado pela súbita elevação de corrente em determinado circuito. O elemento fusível tem propriedades físicas tais que o seu ponto de fusão é inferior ao ponto de fusão do cobre. Este último é o material mais utilizado em condutores de aplicação geral.
Relés
Os relés são os elementos fundamentais de manobra de cargas elétricas, pois permitem a combinação de lógicas no comando, bem como a separação dos circuitos de potência e comando. Os mais simples constituem-se de uma carcaça com cinco terminais. Os terminais (1) e (2) correspondem a bobina de excitação. O terminal (3) é o de entrada, e os terminais (4) e (5) correspondem aos contatos normalmente fechado (NF) e normalmente aberto (NA), respectivamente.
Diagrama esquemático de um relé
Os Relés temporizadores são dispositivos eletrônicos que permitem, em função de tempos ajustados, comutar um sinal de saída de acordo com a sua função. Muito utilizados em automação de máquinas e processos industriais como partidas de motores, quadros de comando, fornos industriais, injetoras, entre outros.
Possui configurações com 1 ou 2 saídas NA-NF e alimentado em 110-130V 50/60Hz, 220-240V 50/60Hz ou 24Vcc.
Relés
...