Administração De Empresas TI
Dissertações: Administração De Empresas TI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaroverao • 19/4/2014 • 795 Palavras (4 Páginas) • 607 Visualizações
Administração de Empresas
AULA 3
TI NAS ORGANIZAÇÕES
Deve haver uma compatibilidade entre as estratégias de negócio e de TI da empresa, no que se refere a decisões de posicionamento e atuação no mercado e à estrutura interna da empresa (Laurindo, 2002)
A TI moveu-se da gestão da infraestrutura para a gestão de serviços e, finalmente, para a gestão do valor da TI para negócios (Silva, 2007)
Portanto, a TI avançou de um modelo de processamento de dados para um modelo de prestação de serviços essencial para a criação de vantagens competitivas das organizações. TI, hoje, é uma área fundamental para a manutenção e evolução de uma organização.
A qualidade dos projetos e dos serviços prestados por TI passa, então, a ser avaliada não apenas sob uma ótica técnica, tangível, homogênea e distinta entre produção e consumo, mas também sob uma ótica de serviços que possui características como intangibilidade, heterogeneidade e inseparabilidade entre a produção e o consumo.
O conceito de TI envolve também aspectos humanos, administrativos e organizacionais. É mais abrangente que os conceitos de processamento de dados, sistemas, software, informática e hardware (Kraemer, 1989; Keen, 1993).
AS NOVAS COMPETÊNCIAS
Essa transformação, que levou a uma caracterização diferenciada da área, trouxe consigo novas exigências quanto à atuação e à postura dos profissionais de TI, advindas dos clientes e dos gestores de negócios.
Requer-se hoje desses profissionais novas competências que, somadas às tradicionais, compõem o perfil desejado.
Surge daí a necessidade de identificação dessas novas competências, para com isso, estabelecer-se ações para a sua aquisição e/ou desenvolvimento, levando a um equilíbrio entre competências técnicas e competências comportamentais.
Diversos estudos vêm sendo realizados no sentido de identificar-se as competências atualmente requeridas dos profissionais da área de TI
Todos eles indicam no sentido de que há necessidade de criação e desenvolvimento de um conjunto de competências formado por:
Competências técnicas (hard skills)
Competências humanas (soft skills)
Competências Técnicas (Hard Skills)
Consideram-se como hard skills as competências técnicas que um indivíduo possui, as quais são obtidas através de aprendizagem educacional e aplicação prática.
“Conhecimento e habilidade.”
São consideradas de mais fácil aprendizagem, treinamento e tipicamente mais fáceis de observar, medir e quantificar em um profissional de tecnologia de informação.
As principais competências técnicas definidas são:
Linguagens de programação - Análise e projeto de sistemas
Compreensão de tecnologias Web - Sistemas operacionais
Base de dados - Gestão de projetos
Mineração de dados - Segurança e privacidade
Competências Humanas (Soft Skills)
As Soft Skills são competências pessoais e interpessoais
“Habilidades e Atitudes”
São as mais difíceis de definir, medir e avaliar devido à sua subjetividade.
São, ainda, de mais difícil aquisição e desenvolvimento, pois envolvem aspectos individuais relacionados a valores e crenças.
São elas:
Espírito de Liderança - Adaptação - Comunicação escrita/oral
Persuasão - Relações interpessoais
Foco no negócio e nas necessidades dos usuários/clientes
Capacidade de aprendizagem - Espírito de equipe
Capacidade de autogestão e de tomada de decisão
Iniciativa – Criatividade
Como adquirir e desenvolver essas competências?
As competências técnicas enquadram-se no campo do Conhecimento (saber) e da Habilidade (saber fazer) e, portanto, podem ser adquiridas e desenvolvidas através de formação escolar e treinamentos técnicos conceituais e práticos.
As competências humanas enquadram-se no campo da Habilidade (saber fazer) e, principalmente no campo da Atitude (saber ser).
As que
...