TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica e Unidades Estratégicas de Negócios

Tese: Administração Estratégica e Unidades Estratégicas de Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  9.006 Palavras (37 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 37

1. Administração Estratégica e Unidades Estratégicas de Negócios

1.1. Conceitos Fundamentais

Antes de iniciar o estudo da administração estratégica é necessário conhecermos os principais conceitos a serem considerados. O aluno precisa prioritariamente entender os significados das palavras estratégia e administração. A partir desse entendimento, a expressão administração estratégica ficará bem mais clara. O conteúdo dessa apostila é agradável e de fácil compreensão. O entendimento desse capítulo é necessário para que não utilizemos os mesmo termos para conceituar abordagens distintas.

Para iniciar sugiro uma pesquisa rápida nos conceitos e aplicações das palavras: administração, estratégica e administração estratégica. Fácil? Talvez. Iniciem a leitura com a mente bastante aberta.

1.2 O que é Administração?

Vários conceitos existem para definir administração...

No entanto, nós vamos estudar a administração como sendo um sistema estruturado que une vários princípios, funções e regras com o objetivo de alavancar o processo de planejamento de situações futuras esperadas e seu posterior controle de produtividade, bem como a direção e organização dos recursos empresariais para os resultados esperados. Entendido?

O conceito apresentado é bem amplo, isso facilita a interligação com o conceito de administração estratégica que veremos adiante.

É de conhecimento geral que a Teoria da Administração mostra que a administração, tanto como arte, como ciência, tem evoluído bastante desde a década de 1910. Percebemos que a administração deu grandes saltos às primeiras décadas de sua existência e, no momento presente, está mais em situações específicas. Uma das abordagens que mais “balançou” a administração nos últimos anos foi justamente a administração estratégica. A competitividade, a qualidade e a produtividade que formam o tripé da atual administração está intimamente interligado com os aspectos estratégicos da empresa.

No decorrer da leitura percebemos a administração como um processo. Com a evolução da economia nacional e internacional, esse processo necessita de abordagens mais amplas e interativas.

Podemos e devemos caracterizar a administração como uma tecnologia, que não pára nunca, está sempre evoluindo. Se vocês e os executivos atuais “deixarem este bonde passar”, não terão outras oportunidades.

Verificamos um sério problema nas empresas que ainda possuem no seu quadro diretivo, executivos com postura e forma de atuação atrasadas.

1.3 E o que é Estratégia?

A palavra estratégia é também é definida de diferentes maneiras, tais como:

- movimento feito por uma empresa;

- conjunto de objetivos, e planos para atingir esses objetivos;

- decisões que determinam o comportamento em determinado intervalo de tempo;

- objetivos da empresa e como alcançá-los;

- definição de metas a longo prazo;

- regras e decisões formuladas para orientar o posicionamento da empresa em seu ambiente.

Na nossa disciplina, definiremos estratégia como a maneira adequada para alcançar os resultados da empresa, através dos objetivos e metas. Definimos uma situação como estratégica quando existe interligação entre os aspectos internos e externos da empresa. Quando uma empresa decide lançar um novo produto no mercado este fato é considerado como uma questão estratégica? Obviamente que sim, quando uma empresa desenvolve e lança um novo produto, é necessário efetuar uma série de pesquisas relacionadas a segmentação de mercado, concorrentes, formação de preços, além de fatores internos da empresa (infra-estrutura, capacidade instalada, capacidade ociosa, custos, comercialização...) e em seguida efetuar as ligações entre as pesquisas realizadas nos fatores externos e internos da empresa. A estratégica pode ser considerada o resultado dessa interligação.

Também podemos citar como exemplo o desenvolvimento de uma nova estrutura organizacional na empresa. Esse fato pode ser considerado como estratégica, mas isso depende. Afinal, isso depende mesmo de quê? Bem, se esta nova estrutura for estabelecida para que a empresa possa interagir melhor com fatores como: internacionalização empresarial, prospecção de mercados... Definitivamente, essa é uma questão estratégica! No entanto, se essa nova estrutura se limitar a adequar um plano de cargos e salários, ela não será considerada uma questão estratégica. Será considerada apenas como uma questão operacional da empresa.

Bem, após citados os dois exemplos podemos definir estratégica como uma interligação entre os fatores externos e internos da empresa, com o objetivo de otimizar o processo de aproveitamento das oportunidades ou de evitar as ameaças ambientais existentes nos pontos fortes e fracos da empresa.

1.4 E afinal, o que é a Administração Estratégica?

A administração estratégica nas empresas é definida como uma administração do futuro. É uma administração que consolida um conjunto de regras e funções para alavancar o planejamento da situação desejada a longo prazo pela empresa, além do seu posterior controle diante dos fatores ambientais. Busca ainda, a direção e a organização dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade do ambiente e com a maximização das relações interpessoais.

Essa famosa administração estratégica é considerada como uma administração do futuro por conta de sua atuação interativa diante dos fatores ambientais, como sabemos, esses fatores estão em contante mudança e não podem ser controlados pelos executivos das empresas.

Nesse cenário, precisa existir um tipo de administração que permite ao executivo atuar na frente ou pelo menos em tempo real diante dessas mudanças ambientais, algumas vezes imprevisíveis. E, é esse tipo de administração, que chamaremos de administração estratégica.

Como vocês podem perceber, a administração estratégica é uma administração super moderna, sistêmica e que busca otimizar os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com