Algoritimos E Programaçao
Pesquisas Acadêmicas: Algoritimos E Programaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandersondino • 6/10/2013 • 799 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
Definição de Estruturas
Uma estrutura é um conjunto de variáveis de tipos distintos ou não, agrupadas sob um único nome. As variáveis que compõem a estrutura são chamadas membros, campos ou elementos.
Construção e implementação de estruturas em Linguagem C
Digamos que você precisa controlar os seguintes dados relacionados ao estoque de um pequeno estabelecimento comercial:
código
nome do produto
quantidade estocada
valor de compra
valor a ser vendido
lucro
observacões sobre o produto
Este seria um caso para o uso de estruturas, pois relacionados a cada produto teremos dados do tipo int(código,quantidade), char(nome, observações) e float(valor de compra, valor de venda, lucro).
A sintaxe para a declaração (ou criação) de uma estrutura é:
struct NOME_DA_ESTRUTURA
{
TIPO CAMPO1;
TIPO CAMPO2;
...........
...........
TIPO CAMPOn;
};
Para o caso exemplificado no item anterior poderíamos ter algo como:
struct produto
{
int codigo;
char nome[50];
int quantidade;
float valor_compra;
float valor_venda;
float lucro;
char obs[200];
};
É importante observar que a declaração da estrutura não cria, ainda, uma variável. A declaração da estrutura apenas cria um novo tipo de dado. Após criar a estrutura você pode declarar variáveis do tipo de estrutura criado.
Modelagem e utilização de Funções que manipulam Estruturas.
A sintaxe para acessar e manipular campos de estruturas é a seguinte:
NOME_DA_ESTRUTURA.CAMPO
Observe o código abaixo para um melhor esclarecimento:
/* acessando os campos de uma estrutura */
#include <stdio.h>
/* criando um novo tipo de dado "produto" */
struct produto
{
int codigo;
char nome[50];
int quantidade;
float valor_compra;
float valor_venda;
};
int main()
{
struct produto item; /* declarando uma variável "item" do tipo "struct produto" */
printf("Preenchendo a variável \"item\"\n");
printf("Item............:");
fgets(item.nome,50,stdin);
printf("Código..........:");
scanf("%d",&item.codigo);
printf("Quantidade......:");
scanf("%d",&item.quantidade);
printf("Valor de compra.:");
scanf("%f",&item.valor_compra);
printf("Valor de revenda:");
scanf("%f",&item.valor_venda);
printf("\n");
printf("Exibindo os dados\n");
printf("Código..........:%d\n",item.codigo);
printf("Item............:%s",item.nome);
printf("Quantidade......:%d\n",item.quantidade);
printf("Valor de compra.:%.2f\n",item.valor_compra);
printf("Valor de revenda:%.2f\n",item.valor_venda);
return(0);
}
Representação de Strings em Linguagem C
String é uma seqüência de caracteres utilizada para o armazenamento de texto. Na linguagem C strings são vetores de caracteres que possuem um caracter que indica o término de seu conteúdo, o caracter nulo ‘\0’ (contrabarra zero).
Manipulação de Strings: Funções nativas da Linguagem C
A maioria das funções de manipulação de string apresenta seus cabeçalhos em string.h. Dentre as principais funções destacam-se:
Função printf()
A função printf() é utilizada para escrever uma string no video. A função recebe como parâmetro uma string que pode ser escrita diretamente no video, por exemplo: printf(“Testando strings”). A função printf() também pode imprimir o conteúdo de uma string que está armazenada em um vetor de caracteres. Nesse caso usa-se o formato próprio de string (%s). Por exemplo:
char nome[] = “Maria Cristina”;
char sobrenome[] = “Silva”;
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