Algoritmo e programação
Por: frankvenche • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.985 Palavras (8 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN/SP - CAMPUS ABC
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
“ATPS DE ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO – ETAPAS 1 E 2”
SÃO BERNARDO DO CAMPO2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN/SP - CAMPUS ABC
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
PROFESSOR: JUAN ALCANTARA
“ATPS DE ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO – ETAPAS 1 E 2”
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
SUMÁRIO
1.0 - INTRODUÇÃO............................................................................................................pg.4
2.0 - ETAPA 1 ......................................................................................................................pg.5
2.1 - PASSO 2........................................................................................................pg. 5
2.2 - PASSO 3........................................................................................................pg. 7
3.0 - ETAPA 2 .....................................................................................................................pg. 7
3.1 - PASSO 2.......................................................................................................pg. 7
3.2 - PASSO 3........................................................................................................pg. 9
4.0 - CONCLUSÃO.............................................................................................................pg.12
5.0 – BIBLIOGRAFIA........................................................................................................pg.13
1.0 - INTRODUÇÃO
Hoje em qualquer segmento da indústria e do comércio a diminuição das perdas e a otimização dos recursos se faz necessário para a redução dos custos de produção.
O objetivo deste trabalho é desenvolver, projetar e elaborar um software que permita a informatização de uma empresa de papel e celulose para justamente otimizar e reduzir as perdas da produção de uma bobina de papel do tipo “Jumbo” devido as suas características de tamanho e peso.
Esta “Bobina Jumbo” devido ao seu peso e tamanho não é comercializada devido as suas proporções e por isso se faz necessário o corte para atender a demanda. Estas bobinas geradas a partir da “Bobina Jumbo” são chamadas de “Bobinas Filhas”.
O intuito deste trabalho é conforme dito acima, elaborar um software através da linguagem C para aprimorar os cortes desta Bobina Jumbo em relação à largura que pode variar conforme os pedidos de clientes em função da quantidade, tentando ao máximo reduzir as suas perdas.
2.0 - ETAPA 1
2.1 - PASSO 2 – Descrever conforme Passo1 (Etapa1) da ATPS as informações á respeito de:
2.1.1 – Noção de Algoritmos
É uma sequência de ações simples, finitas, ordenadas, lógicas e pré-estabelecidas para o alcance de um ou mais resultados. Para começarmos a criar este algoritmo precisamos definir uma sequencia de comandos lógicos e simples onde o término deste comando precisa ser finalizado “ ; ”. Outros comandos podem ser utilizados como comparação, repetição e decisão, onde veremos logo mais abaixo. Todas as ações executadas precisam ser exatas e interligadas para que não ocorram erros ou loops.
2.1.2 – Pseudo Linguagem
É a forma para facilitar o entendimento entre a linguagem humana e a linguagem de máquina, fazendo com que o programador não se preocupe com os comandos técnicos. Um exemplo de uma linguagem que associa á humana com a de máquina é a “PORTUGOL”.
2.1.3 – Estrutura de um Programa
Na estrutura do programa é aonde definimos as ações a serem executadas através de cálculos e variáveis utilizando a entrada e saída de dados. A estrutura de um programa é definida por memória e algoritmo, onde a memória é a estrutura de dados (informações) e o algoritmo é a estrutura de controle (ações).
2.1.4 – Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis
Os tipos primitivos para a representação de dados e variáveis são:
- inteiro: conhecido como “int” ou integer, representa números inteiros, ou seja, sem casas decimais.
- real: conhecido como decimal ou float, utilizado para expressar numero reais, ou seja decimais.
- caracter: conhecido como “char” ou strings, esse tipo de dados é utilizado para expressar caracteres alfanuméricos como letras e números.
- lógico: conhecido como booleanos, utilizados para expressar valores lógico, ou seja, 0 e 1, true ou false.
2.1.5 – Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais
Operadores Aritméticos são ferramentas utilizadas em cálculos de expressões matemáticas, utilizando quaisquer valores ou variáveis numéricas do tipo inteiro ou real, sendo eles:
(+) - soma;
(-) - subtração;
(*) - multiplicação;
(/) - divisão;
(mod) - módulo, (resto de uma divisão);
(^) potenciação.
Operadores Lógicos são usados para traçar uma relação entre valores lógicos, retornando booleano, pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de dois ou mais operadores do tipo relacionais.
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