Algoritmo não Computacional
Artigos Científicos: Algoritmo não Computacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: powerfullmam • 12/10/2013 • 1.850 Palavras (8 Páginas) • 3.954 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
SÃO BERNARDO DO CAMPO 02 DE OUTUBRO DE 2013
RESUMO
INTRODUÇÃO
1 - Algoritmo Não Computacional
Um algoritmo é uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. um algoritmo é um caminho para a solução de um problema. Em geral, existem muitos (senão infinitos) caminhos que levam a uma solução satisfatória.
Um algoritmo não computacional é um algoritmo cuja sequência de passos, a princípio, não pode ser executada por um computador. O termo algoritmo está muito ligado à Ciência da
Computação, mas, na realidade, ele pode ser aplicado a qualquer problema cuja solução possa ser decomposta em um grupo de instruções.
Exemplo de algoritmo não computacional:
Algoritmo para fritar um ovo
1. Retirar um ovo da geladeira
2. Colocar a frigideira no fogo
3. Colocar óleo
4. Esperar até o óleo ficar quente
5. Quebrar o ovo separando a casca
6. Colocar o conteúdo do ovo na frigideira
7. Esperar um minuto
8. Retirar o ovo da frigideira
9. Apagar o fogo
10. FIM
O algoritmo do exemplo só será útil para alguém que seja fluente na língua portuguesa e conheça o significado dos verbos Retirar, Colocar, Esperar. Em outras palavras, é preciso que a linguagem utilizada no algoritmo seja conhecida tanto por quem o escreveu quanto por quem vai executá-lo.
Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambiguidades. Portanto, a forma especial de linguagem que utilizaremos é bem mais restrita que o Português e com significados bem definidos para todos os termos utilizados nas instruções. Essa linguagem é conhecida como Português.
Estruturado (às vezes também chamada de Portugol). O português estruturado é, na verdade, uma simplificação extrema do Português, limitada a umas poucas palavras e estruturas que têm um significado muito bem definido.
2 - Algoritmos Computacionais
Para que um computador faça uma determinada tarefa como, por exemplo-, calcular uma folha de pagamento, é necessário que ele execute um programa.
Um programa é um conjunto de milhares de instruções que indicam ao computador, passo a passo, o que ele tem que fazer. Logo, um programa nada mais é do que um algoritmo computacional descrito em uma linguagem de programação.
O termo processamento de dados é muitas vezes utilizado em conjunto com computadores, pois, em geral, é isto o que eles fazem: processar dados. Daí pode extrair os dois componentes básicos de um algoritmo computacional: dados e código. Dados são os valores (números, nomes, etc.) de que precisamos para resolver o problema, e código são os comandos ou instruções que usaremos para manipular e "processar" os dados.
Resumo do Primeiro capitulo do Livro: Algoritmos lógicos para desenvolvimento de programação de computadores.
Lógica são a ciência as leis e critérios de validade que regem o pensamento e a demonstração, ou seja, a ciência dos princípios formais de raciocínio. O uso da lógica é extremamente necessário pra todos os profissionais das áreas de programação, analise de sistemas e suporte, só com ela pode ser resolver rapidamente problemas nas áreas de automação e da mecatrônica. Para o inicio das programações muito profissionais fazem primeiro um fluxograma e para facilitar a programação se usa uma metodologia de projeto que consiste em:
Agilizar a codificação de escrita da programação;
Facilitar a depuração da sua leitura;
Permitir a verificação de possíveis falhas apresentadas pelo programa;
Facilitar as alterações e atualizações do programa.
E deve ter quatro passos fundamentais:
Escrever as instruções em sequências ligadas entre si apenas por estruturas sequências, repetitivas e selecionamento;
Escrever instruções em grupos pequenos e combiná-las;
Distribuir módulos de programa entre os diferentes programadores que trabalharam sob a supervisão de um programador sênior;
Revisar os trabalhos revisados em reuniões regulares e previamente programadas, em que compareçam apenas programadores de um mesmo nível.
Ao programar devemos saber diferenciar as nomenclaturas, algo que muitos programadores não sabem diferenciar ou simplesmente tratam como a mesma coisa. Fluxograma: É uma ferramenta que é utilizada pra indicar o fluxo do programa, ela normalmente é usada na área de analise de sistemas. Diagrama de Blocos: se trata de uma sequência bem mais elaborada e com grande riqueza em detalhes. Algoritmo: é um diagrama de bloco com cálculos matemáticos e mais detalhados ainda.
Resumo do Segundo capitulo do Livro: Algoritmos lógicos para desenvolvimento de programação de computadores.
A logica de programação é fundamental para que os computadores possam funcionar e entender o quer de uma maneira universal para utilização.
Temos que saber a diferença entre DADOS e INFORMAÇÃO
Informação: matéria-prima necessária para existência dos computadores. Se falarmos 15 de Outubro é um dado, se falarmos “Dia dos Professores” é uma informação, pois agregamos valores aos dados.
Faz
...