Alocação Contigua Simples
Monografias: Alocação Contigua Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pmtg1405 • 4/9/2013 • 258 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
ALOCAÇÃO CONTÍGUA DE UNICO USUARIO
Foi implementada nos primeiros SOs e ainda está presente em alguns sistemas monoprogramados.
Esquema mais simples para gerência de memória, um para o sistema operacional e outra para os programas do usuário.
O sistema operacional pode ocupar tanto a parte baixa quanto a parte alta da memória, dependendo da localização do vetor de interrupções.
Sempre que um programa do usuário faz referência a um endereço está nos seus limites (registrador base e registrador limite). Caso não esteja, o programa de usuário pode ser cancelado e ser gerada uma mensagem de erro.
Problemas: não permite a utilização eficiente do processador e nem da memória principal, além de limitar o tamanho do programa do usuário.
Em SOs que suportam conceitos de multiprogramação, é preciso que existam outras formas de organização da memória principal, a fim de suportar vários processos na memória simultaneamente.
ALOCAÇÃO PARTICIONADA FIX A (alocação estática)
Os dados tem um tamanho fixo e estão organizados seqüencialmente na memória do computador. Um exemplo típico de alocação estática são as variáveis globais e arrays;
Vantagens: Mantem os dados organizados na memória, colocados um ao lado do outro na forma de linha como uma fila sendo sequencial.
De fácil acessibilidade, com uma maior velocidade no acesso.
Desvantagens: Pelo fato do espaço de endereçamento não pode mudar sem ao menos que seja alterado no seu código.
O tamanho alocado será sempre reservado independente do seu uso até o final da execução do seu programa, com isso há um desperdício de memória, podendo acontecer ainda de nem ocorrer o funcionamento do programa pela falta de memória tendo assim um subdimensionamento.
...