TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Atividade Pratica

Por:   •  21/4/2024  •  Relatório de pesquisa  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 13

Alvenaria de Vedação

  1. Trace detalhadamente o roteiro de execução de um painel de alvenaria entre 2 pilares e sob uma viga.

R:

Projetos 

A princípio, devemos ter em mãos alguns projetos, são eles: projeto arquitetônico, projeto estrutural, projeto de alvenaria, projeto hidráulico, projeto elétrico, projeto de telefonia, projeto de prevenção e combate a incêndio.

Ferramentas e itens de segurança:

Com os projetos em mãos, carecemos de ferramentas que são cruciais para o canteiro de obra: colher de pedreiro, prumo de face, linha de nylon, fio traçante, broxa, trena de aço, esquadro metálico, nível alemão, régua, esticador de linha, colher meia cana ou palheta para aplicação de argamassa, carrinho de mão ou correlato para transporte de blocos, escantilhão autoportante, gabaritos metálicos para portas e janelas (no caso de uso), caixote metálico e suporte regulável. Todos os itens checados, partimos para os itens de segurança pessoal, são eles: devidamente uniformizado, capacete, bota, luva, óculos e etc.

Conferencia de materiais e estruturais:

Verificação de materiais no canteiro de obra: argamassa de assentamento, blocos estruturais cerâmicos, graute e barras de aço. Os blocos ficam armazenados próximos dos locais que serão usados e em locais secos sobre os palets.

Antes de começar a execução, conferencia do nível do piso, em caso de desnível de 2cm, a laje deverá ser previamente nivelada no local do assentamento. Utilize argamassa de cimento e areia na proporção de uma parte de cimento para quatro partes de areia para a marcação da primeira fiada. Se existir especificação do calculista, adotar o traço especificado.

Obs: é indicado que a argamassa seja utilizada até 2 horas após sua mistura

Marcação: Inicia-se a mesma pelos extremos do prédio ou pelos cantos (pilares) e conferindo as medidas extremas totais e verificando o alinhamento externos das paredes. Lembrando em conferir a planta de primeira fiada.

Blocos devidamente aprumados com uma linha traçante para marcar corretamente a posição do escantilhão. Sempre conferindo o nível, prumo e o esquadro das paredes.

Execução de alvenaria:

Partindo para o assentamento dos blocos do meio, verifique o alinhamento da linha de nylon.

Sempre verificando o projeto de alvenaria para evitar retrabalho.

Verificação para execução de furo na laje (piso) para instalação de ferragens verticais que ficarão no interior dos furos dos blocos.

Ao preencher as juntas horizontais, evitar excesso e deixar livre a passagem para tubulação. Já as juntas verticais devem ser compostas por dois filetes de argamassa colocados na cabeças dos blocos, no caso das juntas transversais, o preenchimento acontecera em função ou do que foi determinado no projeto. Ao posicionar o bloco, deve pressionar levemente a peça contra a fiada inferior e também o bloco lateral, em seguida retire o excesso de argamassa com a colher.

Obs. A espessura das juntas de argamassa é de 1cm e assim dando sequência na execução da alvenaria com a palheta. Deixar desobstruído os locais previstos para as passagens de instalações elétricas e de telecomunicações embutidas no interior dos furos dos blocos. Os blocos que conterão as caixinhas devem ser recortados para estarem disponíveis no momento da elevação.

Dessa forma devemos dar continuidade na execução da alvenaria até a finalização da última fiada e assim conferindo cada passo, dentre eles o nivelamento das paredes através do prumo, régua, esquadro e etc.

Sempre com o projeto em mãos para conferir o trabalho e assim evitar custos negativos na obra.

Com tudo sob controle e finalizado a última fiada de bloco cerâmico, partimos para o encunhamento, que é o fechamento da alvenaria e desta forma finalizando a execução da parede de alvenaria.

.

  1. Explique as funções dos Agregados em Argamassas de Assentamento e comente a respeito destas Argamassas quando apresentam patologias de excesso de resistência.

R. Para começar, a argamassa é a composição ou melhor dizendo, a mistura de alguns componentes, sendo eles:

a- Cimento, areia e agua.

b- Cal e areia e agua.

c- Cimento, cal e areia e agua.

Os mesmos são utilizados para a ligação de blocos ou tijolos na construção de uma parede de alvenaria.

E para mais, engana-se quem pensa que a argamassa é apenas uma simples mistura: cimento, agregado, miúdo, agua e aditivos (caso necessite de aditivos). A argamassa é um elemento muito poderoso quando levamos em consideração as suas variedades, propriedades e a importância das normas técnicas para as suas aplicações. Nesse sentido, é importante ressaltar que as argamassas podem ser aplicadas de diversas formas na construção de edificações: como revestimentos (chapiscos, emboço e reboco), para uma união entre blocos cerâmicos ou blocos de concreto (sendo a alvenaria estrutural ou de vedação), no rejuntamento de revestimento cerâmico ou rejuntamento de caçada, entre outras aplicações.

         

As funções dos agregados em argamassas de assentamento: quando passamos pelas ruas e olhamos em volta observamos muitas residências, edifícios e muito mais, e as vezes nos perguntamos como resistem a tanta carga. Os agregados também possuem esta função, que seria de transmitir as tensões que são aplicadas aos grãos, ou seja, para o bom desempenho de uma alvenaria, a argamassa deve distribuir as cargas na área dos blocos compensando imperfeições e variações dimensionais. Deve absorver, sem romper, as deformações resultantes de efeitos térmicos, de retração, de recalques. Colocada entre os blocos a argamassa veda a parede contra a agua e outros agentes nocivos.

Patologia por excesso de resistência: Tendo sempre que avaliar o caso e a localidade de ocorrência dessas patologias, sendo assim seguem algumas patologias relativas, fissuras (Trincas aparentes), deslocamentos cerâmicos e também empolamento (deslocamento do reboco e parte inferior).

Lembrando que aumentando a resistência da argamassa não significa resistência da alvenaria.

Outra importante propriedade da argamassa é a resistência à compressão. Esta propriedade depende do tipo e da quantidade de cimento usada na mistura. Importa saber que uma grande resistência à compressão da argamassa não é necessariamente sinônimo de melhor solução estrutural. A argamassa deve ser resistente o suficiente para suportar os esforços aos quais a parede será submetida. Contudo ela não deve exceder a resistência dos tijolos ou dos blocos da parede, de maneira que as fissuras que venham a ocorrer, devido a expansões térmicas ou a outros movimentos da parede, ocorram na junta. Para cada resistência de bloco existe uma resistência ótima de argamassa. Um aumento desta resistência não aumentará, proporcionalmente, a resistência da parede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (221.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com