TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amplificador

Trabalho Universitário: Amplificador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

1.Objetivo

Montar um amplificador com base em tudo o que foi estudado nas aulas teóricas ao longo do curso, e colocar em prática para a construção do amplificador.

2.Material Utilizado

3.Resumo Teórico

Resistor

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.

Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.

O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro.

Resistor Variável

O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando manualmente.3

Os resistores variáveis podem ser de volta simples ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal. Alguns têm um display mecânico para contar as voltas.

Reostato: é um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.

Potenciômetro: É um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar o volume em amplificadores de áudio.

Capacitor

O capacitor tem a capacidade de armazenar em suas placas, cargas elétricas opostas. Portanto, a carga total de um capacitor é zero. A propriedade que um capacitor tem de armazenar energia elétrica na forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância (C), a qual é a quantidade de cargas (Q) armazenadas em um determinado potencial elétrico (V).

Os capacitores podem ser usados com filtro de fonte de alimentação, transformando corrente pulsante em contínua e também servem para bloquear C.C. e deixar passar apenas C.A. Quanto maior o valor do capacitor ou a frequência da C.A., mais fácil para passar pelo capacitor. Também são usados para sintonizar determinados circuitos.

Transistor

O principal componente dos amplificadores são os transistores de junção bipolar ou TJB (BJT – Bipolar Junction Transistor na terminologia inglesa), o controle da corrente coletor-emissor é feito injetando corrente na base. O efeito transistor ocorre quando a junção coletor-base é polarizada reversamente e a junção base-emissor é polarizada diretamente. Uma pequena corrente de base é suficiente para estabelecer uma corrente entre os terminais de coletor-emissor. Esta corrente será tão maior quanto maior for a corrente de base, de acordo com o ganho. Isso permite que o transistor funcione como amplificador pois ao se injetar uma pequena corrente na base se obtém uma alta tensão de saída.

Conhecendo o transistor e seus princípios de funcionamento

Na prática os transistores utilizam uma pequena corrente elétrica que os alimenta para controlar o nível de carga em outros dois terminais integrantes. O transistor bipolar de junção (TBJ) iremos analisar e ressaltar algumas de suas características mais importantes.

As regiões constituintes de um transistor bipolar de junção ou TBJ são: emissor, base e coletor. As junções PN que nele existem seriam as fronteiras entre os terminais que identificam esse semicondutor aonde E representa o emissor, B a base e C o coletor. Polarização: negativa quer dizer NPN e positiva significa PNP.

Configurações de um transistor (montagens)

Conhecendo um pouco mais a fundo sobre as disposições em que podemos encontrar os componentes de qualquer transistor, abordamos a seguir possíveis montagens que o definem. Ao todo existem 3 tipos fundamentais que são: Base Comum (BC); Emissor Comum (EC); Coletor Comum (CC)

Base Comum

Caracteristica

Baixa impedância(Z) de entrada.

Alta impedância(Z) de saída.

Não há defasagem entre o sinal de saída e o de entrada.

Amplificação de corrente igual a um

Emissor Comum

Caracteristicas

Alta impedância(Z) de entrada.

Baixa impedância(Z) de saída.

Não há defasagem entre o sinal de saída e o de entrada.

Amplificação de tensão igual a um.

Coletor Comum

Características

Média impedância(Z) de entrada.

Alta impedância(Z) de saída.

Defasagem entre o sinal de saída e o de entrada de 180°.

Pode amplificar tensão e corrente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com