Análise de IQA do riacho do silva
Por: OlibioVictor • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
OLIBIO VICTOR PIMENTEL MENDES
SITAÇÃO INFORMATIVA
RIO MEIRIM
Maceió
2015
OLIBIO VICTOR PIMENTEL MENDES
SITAÇÃO INFORMATIVA
RIO MEIRIM
Resumo apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental, sob orientação da Prof.º Pedro Jose Maux, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Práticas a Engenharia Ambiental I.
Maceió
2015
Narcelio Robson de Melo
O Paraíso Ameaçado
Disponível: http://www.abes.al.org.br/O_Paraiso_Ameacado.pdf
“Os Rios Meirim têm suas vertentes mais distantes em Murici, drena também Messias, Flexeiras, Rio Largo e Maceió. É o e maior extensão e volume de água na Região Hidrográfica. Sua bacia é ocupada pela monocultura da cana-de-açúcar no médio e alto vale e pela pecuária no médio e baixo vale e pela urbanização, na faixa litorânea. Encontra-se em seu vale o parque sucro-alcooleiro da Cachoeira do Meirim e já possuiu a indústria de tecidos de Saúde, hoje desativada.”
Gilca Cinara e Vanessa Siqueira
Rodízio de água chega ao fim em Maceió; Casal estuda ampliar captação para parte alta
Disponível: http://cadaminuto.com.br/noticia/268588/2015/05/11/rodizio-de-agua-chega-ao-fim-em-maceio-casal-estuda-ampliar-captacao-para-parte-alta
“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estuda captar água do Rio Meirim para daqui a três anos aumentar a oferta em Maceió e evitar que novos rodízios sejam realizados.
O projeto na mira da Casal depende ainda de aporte dos Governos Estadual e Federal, mas o objetivo é garantir 80% do abastecimento de Maceió somente com a captação do Rio Meirim e os 20% restantes continuariam sendo ofertados pelos sistemas em operação.
Segundo o gerente de desenvolvimento operacional Roberto Lobo, a intenção principal de captar água do Rio Meirim é garantir o abastecimento da parte alta da capital que está em expansão e também corrigir os problemas no abastecimento nos bairros da região do litoral Norte da capital.”
Após denúncia, técnicos do IMA coletam água no rio Meirim, em AL
Disponível: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/04/apos-denuncia-tecnicos-do-ima-coletam-agua-no-rio-meirim-em-al.html
“Após denúncia de mortandade de peixes feita por moradores do povoado Saúde, em Maceió, técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) coletaram, na tarde desta quarta-feira (9), amostras de água do rio Meirim, que deságua na praia de Ipioca.
Após a coleta, as amostras serão analisadas em laboratório."Viemos verificar como se encontra a situação do rio Meirim. A partir daí, se identificar a contaminação por algum produto, a gente vai tomar as medidas cabíveis", diretor técnico do IMA, Ricardo César Oliveira
No local, foram feitos os primeiros testes com reagentes que mostraram que a quantidade de oxigênio está abaixo do ideal.”
Estado quer 70% da capital alagoana com esgotamento sanitário
Disponível: http://www.tribunahoje.com/noticia/149929/cidades/2015/07/30/estado-quer-70-da-capital-alagoana-com-esgotamento-sanitario.html
“O governador assinará a ordem de serviço da 2ª etapa de ampliação do sistema de abastecimento de água de Maceió, através do Rio Meirim. A obra orçada no valor de mais de R$ 100 milhões, em convênio com o Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal, irá beneficiar os bairros da Ponta Verde, Riacho Doce, Tabuleiro, Cidade Universitária, Serraria, Jatiúca e litoral Norte. A 1ª etapa está em andamento e até dezembro de 2015 será dada a ordem de serviço da 3ª etapa.”
...