Análise de vibração induzida pelo fluxo de gases em caldeira de recuperação de calor
Por: Matheus Arthur • 23/1/2017 • Resenha • 373 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Resumo
Análise de vibração induzida pelo fluxo de gases em caldeira de recuperação de calor
Eng. Dr. Afonso Santos Verges PETROBRÁS- ABAST-REF/REVAP-MI/IE
Eng. Mário Okawa PETROBRÁS- ABAST-REF/RECAP
Prof. Dr. Paulo Roberto Gardel Kurka UNICAMP-FEM-DPM
O presente artigo visa descobrir a fonte de vibração em uma caldeira de recuperação da Refinaria de Capuava-RECAP, que apresenta um ruído e vibração excessiva quando o fluxo de gases através da mesma é superior a 85% da vazão prevista no projeto.
Foi registrada a frequência de vibração através de medidas com acelerômetros e comparada com a banda de frequência gerada pelo fluxo de gases através do feixe de tubos da seção de recuperação de calor, assim descobrindo que a frequência de vibração da estrutura está muito próxima da frequência principal da gerada pelos gases, caracterizando um fenômeno de vibração induzida pelo fluxo.
Para identificar qual o componente da caldeira que apresenta um frequência natural próxima da frequência medida foi utilizada uma técnica de identificação de fonte de ruído através do mapeamento da intensidade sonora. Assim pode-se identificar a região da fonte de vibração e ruído com a caldeira em operação e então, elaborar um modelo de elementos finitos apenas da região de interesse para identificar o componente responsável pela vibração excessiva da caldeira.
Assim observou-se que a vibração e ruído eram mais intensos na região superior da caldeira. A vibração da chapa de cobertura das tubulações de entrada e saída do economizador era tão intensa que não permitia o acoplamento do acelerômetro de base magnética. A rigidez desta chapa foi alterada instalando nervuras em toda a sua extensão. A vibração e o ruído oriundos desta chapa foram eliminados. Entretanto, continuou a ocorrer vibração e ruído ao longo da caldeira para vazão de gás superior a 85 % da vazão de projeto.
O mapeamento da fonte de ruído aponta como elemento gerador da instabilidade as serpentinas do evaporador. Esta conclusão foi confirmada através da medição da resposta em frequência. Para determinar qual o modo de vibração da serpentina que está sendo excitado recomendamos a modelagem da mesma através de elementos finitos. Após identificação do modo, alterar vínculos da estrutura com a instalação de chicanas de concreto, por ser um excelente material de amortecimento ou absorção de vibração.
...