Analise De Sistemas
Trabalho Escolar: Analise De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mparadel • 9/11/2014 • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 458 Visualizações
Principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema:
Na pesquisa e estudo de análise e especificação são atividades interdependentes e devem ser realizadas conjuntamente. A análise é o processo de observação e levantamento dos elementos do domínio no qual o sistema será introduzido. Devemos identificar as pessoas, atividades, informações do domínio para que se possa decidir o que deverá ser informatizado ou não. Podemos observar também que as pessoas e as atividades que não serão informatizadas deverão ser consideradas entidades externas ao software.
A especificação é a descrição sistemática e abstrata do que o software deve fazer a partir daquilo que foi analisado. Ela apresenta a solução de como os problemas levantados na análise serão resolvidos pelo software do sistema computacional. Visa descrever de maneira sistemática quais as propriedades funcionais são necessárias para resolver o problema do domínio. A especificação é também a forma de comunicação sistemática entre analistas e projetistas do software.
Os requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Os requisitos de software são, obviamente, aqueles dentre os requisitos de sistema que dizem respeito a propriedades do software.
Podemos classificar os requisitos como:
Requisitos Funcionais – funcionalidade a ser implementada no software para atender a uma necessidade de automação.
Requisitos Operacionais – Especificação de características relacionadas com o processamento do software, tais como: volume, frequência, disponibilidade, performance, localização física, etc…
Requisitos de Contingência – Tarefas alternativas para o caso de não funcionamento ou indisponibilidade eventual do software.
Requisitos Técnicos – Premissas e restrições quanto à arquitetura tecnológica, padrões, comunicação, ferramentas, linguagens, etc… Dentre as técnicas mais importantes para a comunicação podemos citar três:
Entrevistas, Observação in loco e Encontros. A entrevista é normalmente a primeira técnica utilizada. Analistas entrevistam clientes para definir os objetivos gerais e restrições que o software deverá ter. A entrevista deve ser feita de forma objetiva visando obter o máximo de informações do cliente. Diversas seções de entrevistas podem ser marcadas.
Na observação in loco os analistas devem estar inseridos na rotina de trabalho da organização tentando entender e descrever as principais atividades que são realizadas. Na observação devem ser identificadas quais as atividades pode ser automatizada, quem são os potenciais usuários, quais tarefas eles querem realizar com a ajuda do novo sistema, etc. A observação deve ser complementada com entrevistas específicas com os futuros usuários.
Os encontros são reuniões envolvendo analistas, clientes e usuários destinados exclusivamente ao levantamento de informações, descrição dos problemas atuais e de metas futuras. Os encontros devem ser realizados em um local neutro (fora da organização) e normalmente duram poucos alguns dias. Nos encontros as informações que vão sendo levantadas vão sendo afixadas em painéis na sala de encontro para que possam ser analisadas e validadas pelos clientes e usuários. Ao final do encontro os analistas devem elaborar um relatório descrevendo os requisitos analisados.
Modelos de documentos de especificação de requisitos de software
O resultado final da análise e especificação de requisitos software e das outras atividades da fase de definição devem ser apresentados aos clientes para que eles possam validá-lo. Este documento oferece a concordância entre clientes, analistas e desenvolvedores sobre o que deve ser desenvolvido. É utilizando este documento que as atividades
...