Analise De Vibrações
Casos: Analise De Vibrações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leobellosfs • 24/10/2013 • 8.593 Palavras (35 Páginas) • 282 Visualizações
PETROBRAS/E&P-BC/GELOG/GEOFI/GMAN
CURSO DE VIBRAÇÕES
MACAÉ-RJ
2000
ÍNDICE
Introdução ............................................................................................ Pg.03
Vibração Convencional ..................................................................... Pg.06
Frequência Natural............................................................................... Pg.11
Avaliação Das Vibrações....................................................................... Pg.13
Análise Das Frequências...................................................................... Pg.13
Estudo das Fontes Vibratórias.............................................................. Pg.15
Rolamentos........................................................................................... Pg.25
Software PRISM 2................................................................................. Pg.26
Software PRISM 4................................................................................. Pg.29
Microlog CMVA10/CMVA30.............................................................. Pg.39
1.Curso de Vibrações para Mecânicos de Manutenção
1.1 Introdução
Atualmente as industrias de processos têm enfrentado problemas gerais, tais como: redução de custos, aumento do tempo de operação das máquinas e outros problemas diversos inerentes a qualquer unidade produtiva.
Com isso, a busca de técnicas que possibilitam solucionar esses problemas, tornou-se intensa. Uma destas alternativas é a programação de intervenções através do acompanhamento da qualidade de funcionamento das máquinas, conhecidas por Manutenção Preditiva ou Manutenção por Condição.
A manutenção Preditiva diferencia-se da corretiva pelo fato de que a intervenção no equipamento somente ocorrerá a partir do momento em que este apresentar os sinais de falha, enquanto que na manutenção corretiva faz-se quando o equipamento quebra, implicando aumento de custos de manutenção (horas de parada, mão-de-obra, falta de reposição, etc.).
A manutenção preventiva é baseada na vida média dos componentes, sendo caracterizada por intervenções programadas em intervalos fixos de tempo. Esse procedimento da manutenção apresenta disponibilidade da máquina bastante superior ao da manutenção corretiva. As principais desvantagens da manutenção preventiva vem do fato de se realizar paradas de equipamentos, as vezes desnecessárias, aumentando os
custos de manutenção em função da troca de componentes ainda em condições de uso, e a introdução de eventuais defeitos nos equipamentos durante a manutenção.
A manutenção Preditiva se utiliza da análise de vibrações, termografia, ferrografia, análise de óleo, etc., para realizar uma avaliação segura das condições de funcionamento dos equipamentos, acompanhando da evolução de falhas detectas nas máquinas. Com isso, é possível fornecer previsões de quebra dos equipamentos, garantindo a operação sem riscos de quebra inesperadas até a execução de uma parada planejada.
A análise de vibrações é a técnica utilizada na manutenção Preditiva para a avaliação de máquinas rotativas que apresenta um melhor custo/beneficio, em relação as demais técnicas, fornecendo dados que possibilitam prolongar a vida dos equipamentos, baseando-se nas informações obtidas durante a operação normal do mesmo.
1.2 Manutenção Preditiva através de Média e Análise de Vibrações
A implantação da Manutenção Preditiva em Máquinas rotativas através de medida e análise de vibrações, é necessário estabelecer o seguinte:
• Aparelho de medição e registro das vibrações;
• Lista dos equipamentos a serem medidos com respectiva identificação e cadastramento no sistema;
• Levantamento de dados construtivos e operacionais dos equipamentos, tais como: rolamentos, número de dentes das engrenagens, rotação, potência, desenhos construtivos, etc.;
• Histórico de manutenção dos equipamentos;
• Escolha dos pontos de medição e sua identificação no sistema e na máquina;
• Grandezas a serem medidas para cada ponto;
• Níveis de alarme para cada ponto de medição;
• Periodicidade das medições;
• Programação dos pontos de coleta de dados;
• Informações e relatórios periódicos;
1.3 Resultados Previstos
As atividades de Manutenção Preditiva permitem ganhos financeiros para a empresa resultantes dos seguintes benefícios para a manutenção.
A. Redução dos custos de manutenção - Com base na análise de vibrações e nas curvas de tendência, pode-se ter uma previsão de quando será necessária uma intervenção de manutenção, e quais os serviços a serem realizados, prolongando-se a vida útil de componentes, substituindo-as apenas o necessário.
B. Aumento da eficiência das intervenções da manutenção - através da indicação antecipada dos
...