Analise Essencial
Casos: Analise Essencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuchagasng • 9/11/2014 • 922 Palavras (4 Páginas) • 403 Visualizações
TRABALHO
ANÁLISE ESSENCIAL
DE
SISTEMAS
ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMAS
A Análise Essencial propõe o particionamento do sistema por eventos. A rigor, o valor de um sistema está na sua capacidade de responder com eficácia a todos os estímulos a que for submetido. Assim, um sistema é construído para responder a estímulos. A cada estímulo, o sistema deve reagir produzindo uma resposta predeterminada. A expressão Essential Analysis, traduzida por Análise Essencial, foi proposta em 1984 por McMenamim e Palmer para refletir a introdução dos novos conceitos que estavam sendo incorporados à Análise Estruturada clássica.
A Análise Essencial é a técnica que orienta a análise de sistemas para a essência do negócio ao qual se destina, independente das soluções de informática que serão utilizadas em sua construção, partindo do princípio de que os sistemas existem independentemente dos computadores, e são feitos visando uma oportunidade de negócio.
Na Análise Essencial existem dois modelos, denominados de Modelo Essencial e Modelo de Implementação.
MODELO ESSENCIAL
Apresenta o sistema em um nível de abstração completamente independente de restrições tecnológicas. Antes que um sistema seja implementado, é necessário conhecer-se a sua verdadeira essência, não importando saber se sua implementação vai ser manual ou automatizada, e nem mesmo que tipo de hardware ou software vai ser usado. O Modelo Essencial é formado por:
• Modelo Ambiental: Define a fronteira entre o sistema e o resto do mundo
• Modelo Comportamental: Define o comportamento das partes internas do sistema necessário para interagir com o ambiente;
Métodos Envolvidos: Modelagem de Dados e Modelagem Funcional.
MODELO AMBIENTAL
O Modelo Ambiental é o modelo que define:
• A fronteira do sistema com o ambiente onde ele se situa, determinando o que é interno e o que é externo a ele.
• As interfaces entre o sistema e o ambiente externo, determinando que informações chegam ao sistema vindas do mundo exterior e vice-versa.
• Os eventos do ambiente externo ao sistema aos quais este deve responder.
• Ferramentas para definição do ambiente.
O Modelo Ambiental consiste de quatro componentes:
1. Declaração de Objetivos
2. Diagrama de Contexto
3. Lista de Eventos
4. Dicionário de Dados Preliminar (opcional)
Declaração dos Objetivos
• Consiste de uma breve e concisa declaração dos objetivos do sistema.
• É dirigida para a alta gerência, gerência usuária ou outras pessoas não diretamente envolvidas no desenvolvimento do sistema.
• Pode ter uma, duas ou várias sentenças mas não deve ultrapassar um parágrafo.
• Não deve pretender dar uma descrição detalhada do sistema.
Diagrama de Contexto
• Apresenta uma visão geral das características importantes do sistema, as pessoas, organizações ou sistemas com os quais o sistema se comunica (Entidades Externas), os dados que o sistema recebe do mundo exterior e que de alguma forma devem ser processados, os dados produzidos pelo sistema e enviados ao mundo exterior e a fronteira entre o sistema e o resto do mundo.
Modelo Ambiental – Sistema Hoteleiro
Lista de eventos
• É uma relação de estímulos que ocorrendo no mundo exterior implicam que o sistema de algum tipo de resposta.
Também pode ser definido informalmente como um acontecimento do mundo exterior que requer do sistema alguma resposta. É um ativador de uma função. É a forma como o evento age sobre o sistema. É a consequência do fato de ter ocorrido um evento externo. É a chegada de um estímulo que indica que o evento ocorreu e isto faz com que o sistema então ative uma função pré-determinada para produzir a resposta esperada.
UM
...