Analise Estruturada
Casos: Analise Estruturada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabiquerino • 21/9/2014 • 724 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
Conceitos: Rastreabilidade
Tópicos
Introdução
Finalidade da Rastreabilidade
Rastreabilidade Típica
Conceitos Adicionais:
Conceitos: Requisitos
Conceitos: Gerenciamento de Requisitos
Conceitos: Tipos de Requisitos
Orientações Adicionais:
Diretrizes: Transição de Modelos de Negócios para Sistemas
Artigo: Applying Requirements Management with Use Cases
Artigo: Traceability Strategies for Managing Requirements with Use Cases
IntroduçãoInício da página
A rastreabilidade é a capacidade de rastrear um elemento do projeto a outros elementos correlatos, especialmente aqueles relacionados a requisitos. Os elementos do projeto envolvidos em rastreabilidade são chamados de itens de rastreabilidade. Os itens típicos de rastreabilidade incluem diferentes tipos de requisitos, elementos de modelo de design e de análise, artefatos de testes (conjuntos de testes, casos de teste, etc.) e material de treinamento e documentação de suporte a usuário final, como é mostrado na figura abaixo.
A hierarquia da rastreabilidade.
Cada item de rastreabilidade possui seu próprio conjunto exclusivo de atributos associados, que é útil para rastrear o status, benefício ou risco associado a cada item.
Finalidade da Rastreabilidade Início da página
A finalidade de estabelecer rastreabilidade é ajudar a:
Compreender a origem dos requisitos
Gerenciar o escopo do projeto
Gerenciar mudanças nos requisitos
Avaliar o impacto no projeto da mudança em um requisito
Avaliar o impacto da falha de um teste nos requisitos (isto é, se o teste falhar, talvez o requisito não seja atendido)
Verificar se todos os requisitos do sistema são desempenhados pela implementação
Verificar se o aplicativo faz apenas o que era esperado que ele fizesse.
A rastreabilidade o ajuda a compreender e gerenciar como as informações fornecidas sobre os requisitos, como Regras de Negócios e Solicitações dos Principais Envolvidos, são convertidas em um conjunto de necessidades-chave dos envolvidos/usuários e características do sistema, conforme especificado no documento de visão. O modelo de Casos de Uso, por sua vez, descreve como essas características são convertidas na funcionalidade do sistema. Os detalhes de como o sistema interage com o mundo externo são capturados nos Casos de Uso, com outros requisitos importantes (como requisitos não funcionais, restrições de design, etc.) nas Especificações Suplementares. A rastreabilidade também lhe permite acompanhar como essas especificações detalhadas são traduzidas em um design, como elas são testadas e como elas são documentadas para o usuário. No caso de um sistema grande, os casos de uso e as Especificações Suplementares podem ser reunidos para definir uma Especificação de Requisitos de Software (SRS) para uma "característica" particular ou outros agrupamentos de subsistemas.
Um conceito-chave para ajudar a gerenciar mudanças nos requisitos é o de um vínculo de rastreabilidade "suspeito". Quando um requisito (ou outro item de rastreabilidade) muda em qualquer extremidade do vínculo de rastreabilidade, todos os vínculos associados àquele requisito são marcados como "suspeitos". Isso é uma marca para que o papel responsável analise a mudança e determine se os itens associados precisarão mudar também. Esse conceito também ajuda a analisar o impacto de mudanças potenciais.
As rastreabilidades podem ser
...