Analise Matriz Swot
Por: Gustavo Correia • 30/4/2018 • Artigo • 6.187 Palavras (25 Páginas) • 506 Visualizações
Aplicação da Matriz SWOT: Um estudo de caso em uma Escola de Ensino Profissional
LEANDRO[1], Gustavo Henrique Correia Rosa
gcleandro1@icloud.com
SANTANA[2], Karine de Jesus Rodrigues
karine.adm_bm@yahoo.com.br
A construção de uma estratégia competitiva é adotada pela maioria das organizações como forma de melhor posicioná-la no mercado, são inúmeros caminhos traçados. A visão estratégica da empresa é sustentada pelo conhecimento que detém sobre seu nicho de atuação, mais nem sempre é suficiente por si só para conduzir a escolha da estratégia competitiva mais apropriada. A identificação das forças e fraquezas ajuda a empresa a identificar os fatores críticos de sucesso para a organização. Essa análise ajuda a empresa na identificação dos pontos fundamentais e reconhecimento de sua marca, permite a colaboração e entrosamento entre os gerentes das mais diversas áreas da empresa, assim, identificam e resolvem problemas que podem vir atrapalhar o desenvolvimento e crescimento da organização.
Palavras-chaves:
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Referencial Teórico 3
2.1 Análise Swot 3
2.2 Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas) 4
2.3 Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) 5
2.4 Estratégia 6
2.5 Cinco Forças Competitivas 7
2.6 Revisão de Literatura 8
3 Metodologia da Pesquisa 11
4 Resultados e Discussões 12
4.1 A empresa objeto de análise 12
4.2 Análises estratégica 12
4.2.1 Forças 14
4.2.2 Fraquezas 14
4.2.3 Oportunidades 15
4.2.4 Ameaças 15
5 Considerações Finais 15
Referências 17
1 Introdução
Ao se observar o atual mercado no qual as empresas estão inseridas, percebe-se um alto grau de competividade, somando a uma série de fatores internos e externos que influenciam as organizações. Como principais fatores que interferem no meio organizacional, destaca-se o processo de globalização, que levou uma expansão do número de clientes e fornecedores para fora das fronteiras nacionais, bem como a mudança tecnológica, já que nos últimos anos tem-se experimentando uma série de aprimoramentos de tecnologias, destacando-se a disponibilidade de informações e o aumento na velocidade de comunicações e transações via internet. Também deve-se levar em conta que os clientes, atualmente, possuem um poder de barganha e de opções maior do que em outrora, e a diversidade de concorrentes possibilita que estes tenham diversas opções de compra.
O presente estudo tem como tema a análise da Matriz Swot como estratégia competitiva, onde foi feito um estudo de caso em uma escola de ensino profissional do Sudeste Goiano. No estudo será apresentado o conceito da matriz SWOT e estratégia competitiva. A Matriz Swot é utilizada para a realização de análise de ambiente interno e externo tendo como foco o planejamento estratégico da empresa. Assim como, analisa a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua. Nota-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional.
A problemática deste artigo, se concentra acerca de como utilizar a Matriz Swot como estratégia competitiva, em uma escola de ensino profissional.
O objetivo geral deste estudo é analisar como uma escola de ensino profissional utiliza a Matriz Swot como estratégia competitiva para atender as exigências e obter a liderança de mercado, captação, satisfação, retenção de alunos e rentabilidade. Para tanto, o estudo de caso é caracterizado como exploratório, visto que houve um levantamento bibliográfico e que foi implantada a teoria sobre a estratégia e algumas ferramentas. Em suma, realizou-se visitas técnicas regulares a empresa visando observar, in loco, as técnicas e procedimentos até então utilizados; identificação e qualificação das características da empresa, frente ao contexto onde a mesma está inserida.
Quando a empresa conhece seus pontos fortes e fracos, é possível buscar equilíbrio das forças e escolha de estratégias competitivas adequadas para se fortalecer no mercado, galgando novos nichos de mercados. A análise SWOT possibilita a organização identificar suas potencialidades e vulnerabilidades no mercado em que atua.
A construção de uma estratégia competitiva é adotada pela maioria das organizações como forma de melhor posicioná-la no mercado, são inúmeros caminhos traçados. A visão estratégica da empresa é sustentada pelo conhecimento que detém sobre seu nicho de atuação, mais nem sempre é suficiente por si só para conduzir a escolha da estratégia competitiva mais apropriada.
A identificação das forças e fraquezas ajuda a empresa a identificar os fatores críticos de sucesso para a organização. Essa análise ajuda a empresa na identificação dos pontos fundamentais e reconhecimento de sua marca, permite a colaboração e entrosamento entre os gerentes das mais diversas áreas da empresa, assim, identificam e resolvem problemas que podem vir atrapalhar o desenvolvimento e crescimento da organização.
2 Referencial Teórico
2.1 Análise Swot
Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através destas quatro variáveis, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que a empresa atua. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et al., 2005).
...