Analise Reflexiva
Trabalho Universitário: Analise Reflexiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucky_souza • 17/10/2014 • 501 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
Dr. Donald Lightner e sua equipe fizeram uma descoberta muito importante para a carcinicultura marinha com relação a enfermidade, conhecida como Síndrome da Mortalidade Precoce (EMS na sigla em inglês), enfermidade que vem dizimando os cultivos de camarão da Ásia, atacando as duas espécies cultivadas que são o Penaeus monodon e Litopenaeus vannamei. Essa enfermidade vem a ser uma cepa de uma bactéria que se encontra com facilidade nas águas costeiras e salobras de todo o mundo: o Vibrio parahaemHolyticus, o agravante nos camarões é devido a um bacteriófago que afeta em particular esta cepa de V. parahaemolyticus”. Este agente bacteriano é transmitido via oral e se espalha na região gastrointestinal produzindo uma toxina que causa a destruição dos tecidos e disfunções no órgão digestivo do camarão, conhecido como hepatopânceras. Essa enfermidade que surgiu inicialmente em 2009 na região da Ásia, afetando em 2011 mais de 80% da produção de camarões em alguns países asiáticos e com previsões de somente 30% da produção em 2013 comparada a produção do ano de 2012 que já estava comprometida, a principio constatou-se que essa enfermidade não é prejudicial ao ser humano, constatou-se também que ao congelar o camarão a enfermidade não se manifesta sendo que desta forma o risco de contaminação é bem baixo. A equipe do Dr. Donald Lightner esta desenvolvendo teste de diagnóstico rápido para a detecção da EMS que irá permitir a melhoria do manejo nas larviculturas e viveiros. Esse teste também permitirá uma melhor avaliação dos riscos associados com a importação de camarões e outros produtos de países afetados com a Síndrome da Mortalidade Precoce.
O texto nos leva a pensar que a carcinicultura marinha especialmente a asiática passa por um momento muito delicado e critico, pois com a difusão deste surto sua produção ficou extremamente comprometida, ocasionando uma baixa na produção a nível mundial.
Faz pensarmos que também estamos suscetíveis a está enfermidade em nossos cultivos já que também produzimos estas espécies em nossos cultivos.
E nos remete que a carcinicultura marinha é uma atividade que necessita de monitoramente e cuidados extremamente minuciosos pois a qualquer momento podemos a vir a sofrer com uma enfermidade já existente ou até mesmo uma nova para nossos cultivos onde podem dizimar nossas produções.
E através deste texto podemos nos perguntar:
1. Quais as providencias tomadas por esses países infectados para uma solução?
2. Hoje essa doença atinge a Ásia mais será qual o tempo para a mesma também estar nos atingindo?
3. Com a queda da produção de camarão marinho, o camarão de água doce será que terá um evolução?
4. Será possível o controle deste surto asiático? e até mesmo desta enfermidade?
Links:
http://www.abccam.com.br/noticias/383-entrevista-concedida-a-revista-estados-e-municipios-ano-27--abril-de-2013-
Traz uma entrevista interessante sobre a falta de apoio com a cadeia produtiva do camarão
http://www.abccam.com.br/documentos
...