Analise de Dureza da Água
Por: Roberta Costa • 28/5/2015 • Relatório de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.........................................................................2
- MATERIAIS E MÉTODOS........................................................3
- RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................5
- CONCLUSÃO...........................................................................6
- REFERÊNCIAS........................................................................7
ANÁLISE DA DUREZA TOTAL DA ÁGUA
- INTRODUÇÃO
A dureza é uma característica natural das águas (WHO, 2007), quando a água entra em contato com rochas calcáricas e rochas dolomiticas, sais de cálcio e magnésios são dissolvidos dando a propriedade de dureza. Denomina água dura, aquelas com presença de íons metálicos polivalentes dissolvidos, predominantemente os cátions de cálcio e os de magnésio (UFV, 2008; ROLOFF, 2006, WHO, 2006, SPERLING, 2005; BACCAN, et al. 2004; MENDHAM, et al., 2002; AGRESTE ,et al., 2001; SHEREVE e BRINK, 1997; RUSSELL, 1994).
A “dureza” na água para consumo humano está associada à presença de cátions metálicos, designadamente os íons cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+). “Uma água é considerada “dura” quando contém na sua composição valores significativos destes sais e é “macia” quando os contém em pequena quantidade.
O valor máximo de dureza na água permitido para consumo humano é determinado pela Portaria MS nº 1.469 (2000) sendo de 500 mg/l CaCO3.
Atualmente, utiliza-se o método de titulação com EDTA (ácido etileno diaminotetracético), para analisar dureza. Sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelados com certos cátions metálicos. EDTA age como um agente quelante, tem a função de “capturar” os metais presentes na amostra de água que está sendo analisada.
Alguns investigadores sugerem que a água com elevada dureza influencia na formação e crescimento de cálculos urinário em humanos (RODGER, 1997; LLIVSKI, 1989 e GOMES, 1978, apud AGRESTE et al., 2001), Alvarado (1999).
Segundo Russell (1994), para se retirar à dureza da água é necessário um conjunto de métodos para precipitação dos íons indesejáveis, onde se deve aquecer a água até o ponto de ebulição, outro método de amolecimento é complexar os íons indesejáveis com a adição de produtos químicos (SHREVE e BRINK, 1997).
- MATERIAIS E MÉTODOS
- Bureta de 25 mL
- Erlenmeyer de 250 mL
- Pipeta volumétrica
- Balão volumétrico
- Indicador Eriocromo Black T ou Negro de Eriocromo
- Solução de EDTA 0,01N (Ácido Etileno DimetilTetracético)
- Solução Padrão de Cálcio (para padronização do EDTA)
[pic 1][pic 2]
Coloca-se, com uma pipeta volumétrica, 25mL da amostra e dilui-se para 50mL em um balão volumétrico, transfere-se 25 mL para o erlenmeyer e acrescenta-se o indicador Eriocromo Black T. Após feito isso, zera-se a bureta e titula-se a amostra com a solução de EDTA, sempre agitando-a até que desaparecesse por completo a coloração avermelhada e surgisse a coloração azul.
[pic 3][pic 4]
O cálculo da Dureza Total foi realizado a partir da fórmula:
Dureza total = ml1EDTAx1000xFc/ml2 x (amostra de mgCaCO3/L)
...