Analise estrutural_ Sifang Art Museum
Por: Deegs • 24/11/2017 • Relatório de pesquisa • 354 Palavras (2 Páginas) • 1.070 Visualizações
Projeto: Nanjing Sifang Art Museum
Arquiteto: Steven Holl
O Museu de Arte de Sifang situa-se na porta de entrada para a Exposição Internacional Contemporânea Prática de Arquitetura, na exuberante paisagem verde do Pearl Spring, perto de Nanjing, China.
O museu explora os pontos de vista mutáveis, camadas de espaço e extensões de névoa e água, que caracterizam os profundos mistérios espaciais alternados da pintura chinesa antiga. É formado por um "campo" de espaços de perspectivas paralelas e paredes de jardim de concreto moldadas no bambu negro. A galeria superior, suspensa no ar, se desembrulha em uma sequência de giros no sentido horário e culmina na vista para a cidade de Nanjing. O significado deste local rural torna-se urbano através deste eixo visual para a grande capital da Dinastia Ming, Nanjing.
A estrutura do Museu de Arte de Sifang consiste em um sistema de treliças verticais e horizontais que dão forma a um sistema tubular. De forma geral, para as cargas gravitacionais, as diagonais estão tensionadas e as verticais sofrem compressão. As diagonais do piso e cobertura providenciam uma continuidade estrutural resistente ao vento lateral e a forças oriundas de terremotos.
A escolha por treliças metálicas se dá devido à abundância do material e de metalúrgicas no país, além de terem a capacidade de vencer maiores vãos com uma estrutura mais leve, o que possibilita criar os grandes balanços presentes no projeto.
O superdimensionamento da estrutura cria pés direitos mais altos, de seis a dez metros de altura. Pelo programa ser um museu, esta característica permite usos mais amplos do espaço e abrigar as mais diversas obras possíveis.
Nota-se também a sustentabilidade e parte da cultura chinesa no projeto ao fazer uso de refrigeração e aquecimento geotérmicos e reuso de aguas de chuva, e ás escolhas de materiais reutilizados da região. O terreno é pavimentado em tijolos antigos de Hutong, vindos dos pátios destruídos do centro de Nanjing. O bamboo que crescia no local, e precisou ser removido para a construção do museu, foi utilizado nas formas de concreto criando uma textura interessante que se contrapõe ao material da galeria suspensa.
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