Análise Comparativa do Concreto Usinado
Por: Francielle Gonçalves • 8/3/2017 • Monografia • 12.040 Palavras (49 Páginas) • 351 Visualizações
GUILHERME GONÇALVES
NELIO MATOS DIAS
CONCRETO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO USINADO NA REGIÃO DE PATOS DE MINAS EM JUNHO DE 2015
PATOS DE MINAS
2015
GUILHERME GONÇALVES
NELIO MATOS DIAS
CONCRETO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO USINADO NA REGIÃO DE PATOS DE MINAS EM JUNHO DE 2015
Trabalho realizado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso Engenharia Civil/UNIPAM, sob orientação do professor Me. Thiago Augusto Silva Ribeiro.
PATOS DE MINAS
2015
FOLHA DE APROVAÇÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
ENGENHARIA CIVIL
Monografia intitulada “: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO USINADO NA REGIÃO DE PATOS DE MINAS EM JUNHO DE 2015”, de autoria dos alunos Guilherme Gonçalves de Camargos e Nelio Matos Dias, aprovada pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:
________________________________________
Prof. Mestre Thiago Augusto Silva Ribeiro (Orientador)
________________________________________
Prof. Mestre Rogério Borges Vieira
________________________________________
Prof. Sheilla Pereira Vieira
_______________________________________
Coordenador Andréa de Freitas Avelar
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus por tornar esse objetivo possível.
Agradecemos ao Professor Mestre Thiago Augusto Silva Ribeiro orientador deste trabalho, pela orientação e dedicação a fim de tornar possível a conclusão deste.
Agradecemos às Professoras Adriene Sttéfane Silva e Sheilla Pereira Vieira que sempre se mostraram dispostas a ajudar com todas as dúvidas que surgiram durante o caminho de elaboração deste projeto.
Agradecemos aos nossos pais e familiares por sempre nos incentivarem a atingir nossos objetivos e por todo apoio e compreensão ao longo desses anos.
O que é escrito sem esforço em geral é lido sem prazer.
Samuel Johnson
RESUMO
A crescente demanda por imóveis aqueceu o mercado imobiliário, por isso as construtoras precisam acelerar seus processos. Para tanto, o surgimento de novas tecnologias é uma necessidade. Nesse contexto, o concreto usinado que tem como escopo o fornecimento de um concreto altamente qualificado surge como um grande aliado da construção civil, facilitando os processos de concretagens com maior economia de tempo. É fundamental, pois, que as empresas contratantes ofereçam um controle de qualidade no que diz respeito à resistência à compressão. Tal controle deve ser realizado por uma empresa especializada através da moldagem de corpos de prova cilíndricos. Assim é possível a análise da variabilidade do concreto, sendo este o objeto de estudo deste trabalho que entre outros objetivos visa analisar o concreto sobre a ótica da qualidade e da resistência. Neste foram estudadas quatro empresas fornecedoras de concreto usinado na cidade de Patos de Minas - MG, disponibilizando o concreto com a mesma resistência característica, sendo esta responsável pelo controle tecnológico dos quatro diferentes fornecedores de concreto. Embasado nos dados coletados e pela análise realizada, pode-se concluir que a empresa A não atingiu a resistência característica e apresentou uma variabilidade bastante elevada com resultados alarmantes. Já a empresa B apresentou uma variabilidade muito menor, porém ocorreram casos em que a resistência ficou abaixo da resistência característica. A empresa C apresentou resultados na sua maioria abaixo da resistência característica, não alcançando em nenhuma das análises a resistência estimada, apresentando uma variabilidade relevante. Logo, a empresa D mostrou os melhores resultados, destacando-se por uma variabilidade considerável entre os resultados, embora a resistência característica e a resistência estimada ficou aquém em alguns testes. O objetivo deste estudo, que consistiu em analisar a qualidade do concreto disponibilizado na região de patos de minas, do ponto de vista da engenharia o concreto fornecido e analisado foi de baixa qualidade, não atendendo a resistência característica especificada. Fazer uso desse concreto pode acarretar vários danos estruturais.
Palavras-chave: Concreto, Patos de Minas, Análise Comparativa.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas;
ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland;
INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial;
ACI - Committee on High Strength Concrete;
NBR - Norma Brasileira de Regulamentação;
NM - Norma Mercosul;
ISO - International Organization for Standardization;
Fck - Resistência característica do concreto à compressão;
MPa - Megapascal;
Fcj – Resistência à compressão do concreto previsto;
Fc28 – Resistência à compressão do concreto aos 28 dias;
CP – Corpo de Prova.
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1: Resistência a compressão aos 28 dias (Fc28).
Gráfico 2: Percentual de resistência a compressão.
Gráfico 3: Resistência a compressão aos 28 dias (Fc28).
Gráfico 4: Percentual de resistência a compressão.
Gráfico 5: Resistência a compressão aos 28 dias (Fc28).
Gráfico 6: Percentual de resistência a compressão.
...