Análise E Desenvolvimento De Sistemas -Gerenciamento De Memoria Virtual
Monografias: Análise E Desenvolvimento De Sistemas -Gerenciamento De Memoria Virtual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djxicao • 21/3/2014 • 276 Palavras (2 Páginas) • 752 Visualizações
1.2 Apresentar e explicar a técnica de gerenciamento de memória virtual utilizada pelo sistema operacional utilizado.
R: Memória virtual, é uma técnica que usa a memória secundária como uma extensão para um armazenamento secundário. Ela permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remove os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal (RAM).
O sistema operacional utilizado, foi o Windows 7 e ele utiliza uma técnica de gerenciamento de memória virtual chamada paginação, que possibilita a uma aplicação utilizar mais memória do que a fisicamente existente.
Na paginação a memória física é dividida em blocos de bytes contíguos denominados molduras de páginas (page frames), por sua vez, o espaço de memória de um processo (contendo as instruções e dados do programa) é dividido em páginas que são fisicamente armazenadas no disco rígido e passa a servir como uma espécie de extensão da memória principal.
Assim é criado dois espaços de endereçamento de memória: o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real. Endereços virtuais são os endereços gerados pelos compiladores e linkers na instalação dos programas. Eles representam o espaço completo que os programas necessitam para serem carregados, ou seja, o tamanho de memória que realmente ocupam. No entanto, a memória real – ou memória principal (RAM – Random Access Memory) pode ser bastante limitada, possuindo um espaço de endereçamento real às vezes menor até mesmo que um único programa. Um endereço real corresponde a uma célula física de endereçamento presente na memória principal da máquina. Quando se falta uma página na memória real, ela é substituída por um page frame e assim o programa tenta ser executado normalmente.
...