Análise Técnica e Econômica: Aplica-se a Qualquer Projeto de Engenharia
Por: lucaborgonovi • 3/5/2022 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
Análise técnica e econômica: aplica-se a qualquer projeto de engenharia
Técnica: o projeto deve atender a exigências de projeto
Econômica: é necessário haver competitividade econômica
Projeto de Investimento (“Capital Budgeting”): temos uma quantia, queremos investi-la e vamos analisar as alternativas
Projeto de engenharia: projeto conceitual, análise do projeto e projeto executivo (lista de tudo o que deve ser feito) => análise da sustentabilidade econômica do projeto
O projeto deve ser um sucesso tanto tecnicamente quanto economicamente
Execução: implementação, comicionamento (inauguração) e operação
Tudo isso gerará um gráfico $ x tempo, o qual deve acontecer de acordo com nosso planejamento. Por isso, vamos modelar esse gráfico, que é o fluxo de caixa do meu projeto.
Engenharia econômica: aplicações de ferramentas técnico-econômica aos projetos de engenharia para identificar as melhores escolhas entre alternativas excludentes.
Projeto greenfield: um projeto do zero.
Para se fazer um investimento, não é preciso haver risco, pois se pode investir em mercado de capitais. Existem títulos que rendem pouco, mas são bastante seguros, como títulos de dívidas públicas. Então, correndo o risco, o retorno deve ser maior, e o investimento deve render mais do que a alternativa mais segura que se tem.
Custo de oportunidade: é o valor do que se renuncia ao tomar uma decisão.
Durante a construção, gera-se gastos (retiradas do capital inicial) (capex: capital expenditure). Após o comicionamento, obtém-se receitas.
Custos fixos são feitos a todo momento.
Depois do comicionamento, há custos variáveis (OPEX: operational expenditure).
A soma de todos esses custos e receitas acarreta no caixa.
GRÁFICO FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é composto por diversas etapas:
Vale da morte: ponto mais baixo do vale em que ocorre a inauguração da usina. Trata-se de um ponto crucial, pois a inclinação da curva após o vale deve ser planejada e sair de acordo com o planejado. Se houver algum erro, gasta-se mais um tempo para se gerar lucros na taxa prevista no investimento. Geralmente, são problemas de engenharia. Caso tudo ocorra bem, esse ponto é um sucesso de engenharia.
Sucesso de investimento: ponto em que acontece o retorno (payback). O investimento é retornado.
Em seguida, a curva continua crescendo, mas com uma inclinação cada vez menor, pois os custos OPEX vão se tornando maiores (plano de carreira e, principalmente, depreciação técnica dos equipamentos). Este é o início da cenecência técnica dos equipamentos. Um pouco antes da derivada nula, deve-se interromper o projeto.
PAR METROS DE CARACTERIZAÇÃO
...