Arduino - texto básico
Por: Melk Nunes • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 793 Palavras (4 Páginas) • 674 Visualizações
Por que Arduino?
Por ser uma plataforma aberta para criação de protótipos baseada em software e hardware livre, o Arduino consegue atingir vários tipos de usuários diferentes, desde artistas, designers, desenvolvedores ou qualquer pessoa que tenha interesse em utilizar essa ferramenta usando a criatividade e no mínimo conhecimento básico em eletrônica para criar um projeto interativo.
Seu software é livre e distribuído juntamente com o seu código-fonte, proporcionando assim os usuários à liberdade de estudar, adaptar, modificar e distribuir o software livremente, de modo que toda a comunidade de usuários se beneficie. Além do fato que o ambiente de desenvolvimento (IDE) e os drivers conseguem rodar e ter total compatibilidade com os diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado, ou seja ele Windows, MAC ou Linux.
A comunidade do Arduino conta com homepage oficial, além da participação em redes sociais e vários fóruns específicos para a plataforma, que permite uma grande troca de informações e suporte sobre eventuais problemas (bugs) das placas.
Seu ambiente de desenvolvimento (IDE) permite a inclusão de bibliotecas simples tanto quanto as mais complexas, com isso, somado ao fato da plataforma ter um índice de 90% de compatibilidade com os diversos sensores disponível no mercado, que possuem um baixo custo assim como a placa Arduino que pode ser encontrada na faixa de R$50 a R$80 reais no mercado brasileiro.
Hardware
Essa é a placa Arduino Uno R3 (última revisão no mercado) e os seus diversos componentes utilizados na sua construção:
[pic 1]
1 - Conector USB para o cabo tipo AB
2 - Botão reset
3 - Pinos de entrada e saída digital e PWM
4 - LED verde de placa ligada
5 - LED laranja conectado ao pin13
6 - ATmega encarregado da comunicação com o computador
7 - LED TX (transmissor) e RX (receptor) da comunicação serial
8 - Porta ICSP para programação serial
9 - Microcontrolador ATmega 328
10 - Cristal de quartzo 16Mhz
11 - Regulador de voltagem
12 - Conector fêmea 2,1mm com centro positivo
13 - Pinos de voltagem e terra
14 - Entradas analógicas
Sensores e atuadores/bricks
São blocos que possuem dispositivos de entrada e saída prontos para seres utilizados e podem ser divididos em sensores e em atuadores que por sua vez possuem conexão padrão e conectam às placas, agregando funcionalidades.
Um detalhe interessante é que não há bricks e sensores oficiais vendidos pela empresa que fabrica o Arduino, ou seja, são utilizados toda a variedade existente no mercado que por sua vez, 90% desses sensores possuem compatibilidade com as diversas placas de Arduino, sejam elas Uno, Mega, Nano ou outras, mas nada impede que o usuário crie seus próprios sensores e atuadores.
Os diversos sensores e atuadores são encontrados com grande facilidade e baixo custo no mercado de equipamentos eletrônicos.
Alguns exemplos de sensores e bricks:[pic 2][pic 3][pic 4]
Sensores de umidade, temperatura e distância/movimento por infravermelho, respectivamente.
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
Sensores de presença, de gás e de digitais, respectivamente.
Arduino e BASIC Stamp
Antes do surgimento do Arduino, o BASIC Stamp fabricado pela Parallax era a única ferramenta capaz de proporcionar a montagem de protótipos eletrônicos, mas alguns fatores distanciavam o uso do BASIC Stamp no ensino em colégios e universidades e foi de fundamental importância pra alavancar a criação do Arduino. Algumas desvantagens do BASIC Stamp:
...