TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argila em construção civil

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 6

ARGILA RESUMO

DEFINIÇÃO

Argila é um material composto por partículas extremamente pequenas de um ou mais argilomineral.

Na natureza além dos argilominerais, as argilas estão geralmente associadas com outros materiais e minerais, como matéria orgânica, sais solúveis e diversos minerais residuais.

Materiais naturais com grãos finos, textura terrosa e comportamento plástico quando umedecidos, em geral recebem a denominação de argila. O termo não tem significado genético, sendo utilizado para materiais proveniente do intemperismo, ação originado por soluções aquecidas ascendentes, que podem depositar sais ou alterar minerais preexistentes., ou da sedimentação em ambientes chuvosos ou que apresentam muita agua.

O nome argila é a classificação do tamanho do grão em uma tabela granulométrica, sua definição é diferente entre algumas áreas da engenharia civil,  mas na NBR 6502/1995, argila é um solo granulométrico com dimensões inferiores a 0,002mm. 

FORMAÇÃO E OBTENÇÃO

Os solos de argila se formam através da separação dos grãos de uma rocha que possui feldspato, que é um mineral ígnea que se desenvolvem no interior da crosta terrestre ou em rochas metamórficas que são rochas que sofrem alteração por conta da pressão da terra.

O resultado é a formação de partículas bastante pequenas. São encontradas em próximas de rios, e em alguns casos, devido à grande quantidade de partículas, formam barrancos nas margens. Isso acontece pois, nas jazidas de argila, as partículas podem ser transportadas, seja por meio de agua das enxurradas ou rios, pelo vento, pela gravidade e até mesmo por esses e vários outros fatores simultaneamente.

Pelo fato da argila poder se originar de qualquer rocha, ela acaba por possuir vários tipos de argila, tendo diferença na sua cor, no tamanho dos grãos e na sua composição química.

A argila é extraída através da escavação com tratores, o veículo vai até o local junto de um caminhão de carga, pega o solo coloca no caminhão que vai até as fabricas para a produção de cerâmica ou produtos de beleza.


CARACTERÍSTICAS

Existem duas classificações mais usadas, a primeira é mais usada em indústrias de argila e suas características específicas e são bastante cruciais para determinar seu uso, e não importa muito a origem. Outra classificação usada é genética, que considera sua formação de origem e o seu modo de ocorrer.

Uma das principais características dos minerais argilosos, é as dimensões de seus cristais serem extremamente pequenas.

A cor das argilas, deriva de sua composição química principalmente, porém ela também é pode ser mudada a partir das influencias físicas/químicas do ambiente de sedimentos.

PROPRIEDADES DA ARGILA

Um destaque da argila é sua enorme capacidade de absorção. Isso cria as características de hidratação e inchamento, presente em quase todos os tipos de argila

Plasticidade:

Quando em presença com a água, a argila pode ser tornar um corpo plástico, que seria um corpo sem limite de plasticidade. Conforme se adiciona a água na argila, primeiro ela se desagrega (ou seja, diminui o poder de união entre suas moléculas) e depois ela se torna mais pegajosa.

O ponto limite entre essas duas fases (desagregação e se tornar pegajosa) se chama “ponto de maior plasticidade”. A quantidade para alcançar esse ponto varia de argila pra argila. “Argilas Gordas” (argilas com maiores partículas) exigem geralmente menos água do que ‘Argilas Magras” (argilas com menores partículas).

Contração:

Essa propriedade existe devido à uma redução de volume feito através da cozedura e de sua secagem. Apesar de ser o reverso da plasticidade, estão relacionados, já que uma vez que se aumenta a plasticidade de uma argila, sua contração também aumenta.

Ao colocar um bloco de argila para secar ao ar, vai vaporizando aos poucos, e com isso o bloco vai também se contraindo. Isso ocorre porque, aos secarem as camadas externas do bloco, essas camadas recebem a água que ainda tem no interior. Quando essa agua chega à parte externa, ela também vai secar, diminuindo-se o volume do bloco.

CLASSIFICAÇÃO:

1. Argila natural: É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural, sem a necessidade de adicionar outras substâncias.

2. Argila refratária: Argila que adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor. Suas características físicas variam, umas são muito plásticas finas, outras não. São utilizadas nas massas cerâmicas dando maior plasticidade e resistência em altas temperaturas, bastante utilizadas na produção de placas refratárias que atuam como isolantes e revestimentos para fornos.

3. Caulim ou argila da china: Argila primária, utilizada na fabricação de massas para porcelanas. É de coloração branca e funde a 1800°C - pouco plástica, deve ser moldada em moldes ou formas pois com a mão é impossível.

4. Argilas para grês: Argila que suporta altas temperaturas. Vitrificam entre 1250 - 1300°C. Após a queima sua coloração é variável, vai do vermelho escuro ao rosado e até mesmo acinzentado do claro ao escuro.

5. Argilas vermelhas: São plásticas com alto teor de ferro resistem a temperaturas de até 1100°C porém fundem em uma temperatura maior e podem ser utilizadas com vidrados para grês. Sua coloração é avermelhada escuro quando úmida chegando quase ao marrom, quando biscoitada a coloração se intensifica para o escuro de acordo com seu limite de temperatura de queima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com