Armazenamento de aço e armadura
Tese: Armazenamento de aço e armadura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luanaluiza • 15/12/2014 • Tese • 796 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
4.4.8. Armazenamento de aço e armaduras
De acordo com Bonin et al. (1993), o tempo adequado de armazenamento do aço depende do nível de agressividade do ambiente em que este se encontra. Em meios fortemente agressivos, como as regiões marinhas ou industriais, o aço deve ser armazenado pelo menor tempo possível, procurando-se receber lotes de aço com mais frequência e em menor quantidade. Nestes meios o aço deve estar em galpões e coberto com lona plástica, sendo recomendável ainda pintar as barras com nata de cimento de baixa resistência ou cal.
Entretanto, seja qual for a agressividade do meio, as barras devem ser separadas em compartimentos conforme o diâmetro, com a respectiva identificação do diâmetro estocado em cada compartimento. O aço já cortado e/ou dobrado requer maior rigor quanto às medidas de proteção, devido ao rompimento da película protetora do mesmo; em canteiros com restrições de espaço, recomenda-se estocar as barras em ganchos fixados nas paredes.
A proteção de pontas horizontais e verticais de vergalhões deve ser observada, uma vez que se expostas, podem provocar acidentes com lesões cortantes ou mesmo a morte de um trabalhador, no caso de queda sobre as mesmas. Uma solução eficaz é a colocação de uma caixa de madeira sobre todas as pontas de um mesmo pilar.
4.4.9. Armazenamento de tubos de PVC
O armazenamento dos tubos de PV deve preferencialmente no almoxarifado em armários que permitam separação entre as diferentes bitolas. Portanto, ao dimensionar o almoxarifado, deve ser lembrado que os tubos de PVC podem ter comprimento máximo de 6,0 m.
Para cada compartimento do armário deve possuir etiqueta com identificação da respectiva bitola. Caso o armário esteja fora do almoxarifado, o mesmo deve situar-se em local livre da ação direta do sol ou então possuir cobertura com lona. É importante que todas as ligações da estrutura do armário sejam aparafusadas, com o objetivo de facilitar o desmonte e o reaproveitamento.
Os tubos de PVC também podem ser acomodados em ganchos fixados nas paredes, de forma similar à utilizada para barras de aço.
4.5. Elevador de carga
4.5.1. Localização
Por influenciar a locação de outras instalações do canteiro, a localização do elevador de carga deve ser uma das primeiras decisões a serem tomadas na definição do arranjo físico.
Deve-se ter em mente o arranjo físico geral do posto de produção de argamassa, ou seja, a posição da betoneira e dos estoques de materiais, já que a posição da torre do guincho deve interferir na menor quantidade de serviços possível, não atrasando o cronograma da obra.
Um possível inconveniente da colocação em frente a paredes cegas pode ser a existência de marcas no reboco dessa fachada, o que ocorre se este trecho for executado posteriormente ao restante do reboco da fachada em questão. Para evitar este problema recomenda-se que o reboco desta fachada seja, por exemplo, executado de uma só vez, após a retirada da torre. Entretanto, mesmo que a parede seja cega, a colocação em frente a cozinhas, áreas de serviço e banheiros
...