Artigo - SIMULADOR ENERGETICO
Por: João Beroni • 27/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
ENGENHARIA ELÉTRICA
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – SIMULADOR DE CONSUMO ENERGÉTICO
JOÃO BERÓNI GIRÃO DE MENEZES MAGALHÃES – 1620886
FORTALEZA-CE
2017
JOÃO BERÓNI GIRÃO DE MENEZES MAGALHÃES
SIMULADOR DE CONSUMO ENERGÉTICO – DOCUMENTO DO CÓDIGO
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Fortaleza como pré-requisito para a obtenção de nota bimestral.
Docente: Herleson Pontes
FORTALEZA-CE
2017
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2. DESCRIÇÃO DO CÓDIGO..............................................................................5
2.1 CLASSE MENU.............................................................................................6
2.1.1 METODO CADASTRAR.............................................................................7
2.1.2 METODO REMOVER.................................................................................8
2.1.3 METODO MOSTRAR DADOS CADASTRAIS...........................................9
2.1.4 METODO SIMULAR.................................................................................10
2.2 CLASSE ELETRODOMESTICO..................................................................11
3.CONCLUSÃO.................................................................................................13
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................14
1.INTRODUÇÃO
Em semestres anteriores fomos apresentados ao conceito de algoritmo estruturado onde aprendemos a resolver problemas de forma sequencial onde cada tarefa é executada após a outra e percebemos que apesar da facilidade de compreender o código, temos grandes desvantagens como a difícil manutenção à medida que o tamanho do sistema pedido aumenta, já nesse início de semestre aprendemos a utilizar outro paradigma para desenvolvermos códigos que consiste em trocas de mensagens entre os objetos para realizar um objetivo comum, falamos da Programação Orientada a Objetos, que tem como vantagens a manutenção do código, a aproximação pro mundo real e o maior reaproveitamento do código.
Com tudo aprendido até o momento nesse semestre já pude desenvolver um sistema de cadastro de eletrodomésticos para fazer uma simulação do consumo energético de uma residência ou uma empresa.
2.DESCRIÇÃO DO CÓDIGO
O código escrito tem como objetivo de fazer uma simulação de consumo energético de qualquer lugar, o sistema desenvolvido pode ser dividido em três partes: A main.cpp, que tem apenas como objetivo chamar o método menu; A Menu.h e Menu.cpp, que temos todas as tomadas de decisão que o usuário vai fazer e todos os métodos de simulação do programa; O Eletro.h e Eletro.cpp, que vai ficar armazenado os atributos de cada eletrodoméstico que você introduzir na simulação.
Na main.cpp incluímos a biblioteca padrão da linguagem C++ a
Figura 1 - Main.cpp
[pic 1]
Fonte: MAGALHÃES, J. B. G. M. (2017)
2.1 CLASSE MENU
Antes de criarmos uma classe precisamos fazer como inclusões inicias como #ifndef e #define logo no início e ao acabarmos o código escrevermos #endif, nas inclusões desse cabeçalho temos outra classe “Eletro.h” e a inclusão principal que vai dar a possibilidade de fazer uma simulação de quantos objetos eu quero a
Ao criarmos a classe precisamos escrever class Nome, sempre respeitando as boas práticas de programação ao colocarmos o nome de classes com letra maiúscula e abrir suas chaves {}; diferente de outras funções nunca podemos esquecer o ponto e vírgula no final da chave de uma classe.
Como privado, temos um atributo que é um Vector de Objetos da classe Eletro, podemos pensar que um vector é um vetor com posições dinâmicas e é nele que vai ficar armazenado todos os eletrodomésticos cadastrados pelo usuário.
Como público, temos todos os métodos da nossa classe, dois deles são de caráter inteiro e são eles que chamam as partes do menu do programa, e os outros quatro métodos são de caráter vazio (não retornam nada) e eles tem como ação as quatro funções principais do simulador.
Figura 2 – Menu.h
[pic 2]
Fonte: MAGALHÃES, J. B. G. M. (2017)
2.1.1 METODO CADASTRAR
Ao escolher no menu a opção de cadastrar aparelhos temos diversas perguntas ao usuário para a facilitar o cadastro de aparelhos no programa, com as condições que eu coloquei o usuário nunca poderá dar valores negativos para as repostas nem colocar dias maiores que 24 horas.
No método temos a declaração das variáveis do cadastro que são string (vetor de caracteres) nomeaparelho, valores flutuantes temos as variáveis tempodeuso e potenciaaparelho e para inteiros temos quantidade.
Ao fazer o cadastro do aparelho, logo no final do método temos o construtor sobrecarregado Eletro para colocar todas as informações que escrevemos no objeto (aparelhoaux) auxiliar que estamos utilizando e jogamos esse objeto através do newaparelho.push.back(aparelhoaux); sempre para a primeira casa não ocupada no vector, se não tem nada ocupando, então, temos que esse objeto auxiliar vai ocupar a casa 0.
...