Artigo projeto de irrigação de jardins
Por: elderson • 12/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
Resumo
O objetivo central do nosso projeto consiste em criar uma Central Automatizada de irrigação de Jardins, que seja capaz de controlar elementos e meios de uma forma automatizada e precisa, para que se possa reduzir ao máximo a intervenção do homem, e ter uma maior economia de água uma vez que a rega é programada e controlada. Utilizaremos um microcontrolador Arduino, para controlar tanto entradas quanto saídas de informações, preestabelecidas e desenvolvidas em forma de algoritmos, desenvolvemos um protótipo onde se constatou seu funcionamento de uma forma pratica. Ao final constatamos o perfeito funcionamento do protótipo, mostrando que desempenhou todos os comandos, sendo assim viável seu uso em residências, grandes plantações, parques chegando até a fase comercial tendo assim uma viabilidade econômica e comodidade de possuí-lo, pois podemos programar horários, duração e freqüência da área a ser irrigada, sempre levando em consideração que na ocorrência de chuva o sistema evitara o uso desnecessário de água.
Palavras chaves: Central Automatizada. Microcontrolador Arduino. Economia de água.
Sumário
Introdução e Justificativas.....................................................................4 Objetivos gerais......................................................................................5 Metodologia ............................................................................................6 Resultados ..............................................................................................7 Conclusões..............................................................................................8
Introdução e Justificativas
Nos dias de hoje é necessário uma utilização criteriosa e precisa da água a fim de proporcionar uma melhor e mais racional aplicação deste precioso recurso natural, com isso buscamos desenvolver um projeto que visa economia e bem estar, já que a automatização esta a cada dia mais desenvolvida e compatível com diversos meios a que se destina. Uma maneira de garantir que estes critérios sejam respeitados é simplificar o processo de irrigação através de um programa de algoritmos desenvolvidos e instalados em um microcontrolador que por sua vez controla tanto saídas quanto entradas produzindo assim o final desejado com menos perdas e significativa economia na irrigação de jardins residenciais ou outros lugares a que se destinar. Com isso observamos como a vida é corrida e como cada vez mais o tempo vem sendo uma ferramenta importante tanto profissionalmente quanto pra fins de lazer e descanso. Assim procuramos buscar alternativas que contribuam para uma perca menor de tempo em tarefas que possam ser automatizadas e controladas através de simples comandos, buscando unir o útil ao agradável gerando uma qualidade de vida cada vez melhor e também proporcionar uma grande economia, tanto monetariamente quanto coletivamente pensando numa perca menor de água e no melhor aproveitamento da mesma, levando em conta sempre as conseqüências que isso pode acarretar ao meio ambiente quando se usa este recurso de uma maneira desregrada. Portanto é sempre bom estarmos atentos a novos meios que nos beneficiam e que tragam resultados satisfatórios nesta interminável luta pela preservação permanente da água que é fundamental para a sobrevivência na terra.
Objetivo geral
Este trabalho tem como objetivo construir um sistema de irrigação que seja capaz de controlar elementos e meios de uma forma automatizada e precisa, para que se possa reduzir ao máximo a intervenção do homem neste processo, e também reduzir o gasto excessivo de água.
Metodologia
Para desenvolver este sistema aplicaremos os meios representados como no fluxograma da Figura 1. Um Microcontrolador (Arduino) será adotado para fazer o controle da irrigação através de algoritmos desenvolvidos e instalados. Ele irá medir as condições do solo e através de sensores de umidade, que vão detectar quando o solo estiver seco e assim acionara a bomba de água liberando uma quantidade de água necessária e predefinida para atender as necessidades da planta. Será incluído um display de LCD, Leds e um alarme sonoro que informarão ao usuário as condições do sistema, se o solo encontra: (seco, úmido ou encharcado) e o nível de água no reservatório, detectando nível muito baixo através de sensores, a bomba é desligada automaticamente para evitar a queima da mesma.
...