As Cinco Forças de Porter
Artigo: As Cinco Forças de Porter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dreprestes • 4/12/2014 • Artigo • 840 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
4.3 As Cinco Forças de Porter
Para diagnóstico e avaliação da rentabilidade estrutural dos setores da empresa foi utilizado o modelo das cinco forças de Porter.
a) Análise do ambiente do concorrente
Os principais concorrentes da empresa são representados por três grandes organizações: Avon, Natura e Boticário.
Os principais pontos avaliados nos concorrentes têm sido a venda direta e o posicionamento no mercado.
b) Análise do Ambiente do Setor
I. Ameaça de novos entrantes
II. Produtos Substitutos
Os produtos substitutos são considerados uma ameaça para a empresa, pois produtos considerados “naturais”, hoje encontrado em diversas organizações e com um custo acessível é considerado uma ameaça.
4.4 Análise da Organização
Análise da organização:
Estrutura fabril e dos pontos de vendas:
• Planta fabril – Com uma planta fabril moderna e atualizada, proporciona a seus colabores um bom conforto na execução de suas atividades diarias.
• Planta de vendas – A LINDA criou nos seus pontos de vendas, lojas modernas e com seus produtos expostos de maneira padronizadas em todos os seu pontos, fascilitando ao seu cliente a localização do produto desejado.
• Integração e relacionamento com outra areas da empresa – Outro ponto importante da LINDA, foi o grande relacinamento e integração, conseguido entre todas as areas da empresa, possibilitando um mair desempenho e agilidade na tomada de decisões.
Colaboradores.
• Politicas de seleção – Com um RH devidamente alinhado com o perfil de colaborados a serem selecionados para a empresa.
• Treinamento – Antes que estes colabradores começem a trabalhar, recebem o devido treinamento na sua area de atução, conseguindo com este programa alto rendimento e motivação.
• Avaliação de desempenho – Após o treinamento devido, a LINDA deixa bem claro a seu colaborador a expectativa depositada nele e dando o feedback necessário para o seu desenvolvimento na organização.
• Remuneração e Plano de Carreira – Seguindo a risca os conceitos acima, a LINDA remunera e define de maneira clara, onde os seu colaboradores podem chegar na organização, motivando-os e remunerando-os com valores e praticas com diferencial competitivo no mercado.
4.5 Análise SWOT
No desenvolvimento do planejamento estratégico a empresa precisa destinar suas atenções para o meio que a envolve, analisando quais são suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças e assim obter um gerenciamento com desempenho melhor. A matriz SWOT é a ferramenta que condiciona as situações contra e a favor à empresa.
Forças:
Solidez financeira;
Foco na inovação de produtos com altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento;
Forte relacionamento com todos os envolvidos pelos processos da empresa;
Gestão ambiental;
Conhecimento sobre os insumos da Amazônia.
Fraquezas:
Necessidade contínua de investimentos em marketing, pesquisa e desenvolvimento para atrair e reter consumidores;
Dependência do mercado brasileiro, pois a maior parte da sua receita bruta vem deste mercado;
Os produtos da companhia são mais caros que a média dos equivalentes nacionais;
A penetração em regiões remotas aumenta os custos de logística.
Centralização nas lojas físicas, dificultado e retardando a proliferação da marca no mercado;
Oportunidades:
Expansão nos mercados brasileiro e internacional;
A variedade demográfica e socioeconômicas brasileira permite a empresa desenvolver produtos diferenciados para atender a necessidades específicas desses vários nichos;
Reformulação da linha de produtos atendendo a demanda dos clientes;
Crescimento da
...