As Ciências dos Materiais
Por: Lara Laianny • 29/8/2019 • Seminário • 776 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
Resistência dos Materiais aula 1
Objetivo- Conceitos fundamentais
1- Relembrando alguns conceitos: Mecânica – ramo das ciências físicas que trata do estado de repouso ou movimento de corpos sujeitos à ação das forças.
a- Mecânica dos corpos rígidos – essencial para o projeto e a análise de muitos tipos de membros estruturais, componentes mecânicos ou dispositivos elétricos encontrados na engenharia.
Estática – trata do equilíbrio dos corpos, ou seja, aqueles que estão em repouso ou em movimento.
Dinâmica – preocupa-se com o movimento acelerado dos corpos.
A estática é um caso especial da dinâmica em que a aceleração é zero; A estatica merece um tratamento diferenciado na apredizagem da engenharia, pois muitos objetos são projetados com a intenção de permanecerem em equilíbrio.
b- Força- em geral, é considerada como um “empurrão” ou um “puxão” exercido por um corpo sobre o outro. Caracterizada por sua intensidade, direção e ponto de aplicação.
c- Partícula- uma partícula possui massa, mas sua dimensões podem ser desprezadas.
O tamanho da Terra é insignificante quando comparado as dimensões de sua órbita e, portanto ela pode ser modelada como uma partícula no estudo de seu movimento orbital.
Quando um corpo é idealizado como uma partícula, os princípios da mecânica reduzem-se a uma forma muito simplificada, ja que a geometria do corpo não estará envolvida na análise do problema.
d- Corpo rígido- pode ser considerado a combinação de um grande número de partículas que permanecem a uma distância fixa umas das outras, tanto antes como depois da aplicação de uma carga.
A forma não muda e não precisamos considerar o tipo do material.
e- A Mecânica para engenharia é formulada com base nas três leis de Newton;
- Primeira lei- Uma partícula originalmente em repouso ou movendo-se em linha reta, com velocidade constante, tende a permanecer nesse estado, desde que não seja submetida a uma força em desequilíbrio.
- Segunda lei- uma partícula sob ação de uma força em desequilíbrio F sofre uma aceleração a que possui a mesma direção da força e intensidade diretamente proporcional à força. F= ma
- Terceira lei- As forças mútuas de ação e reação entre duas partículas são iguais, opostas e colineares.
2- Muitas quantidades físicas na mecânica pra engenharia são medidas usando escalares ou vetores.
Um escalar quando pode ser caracterizada apenas por um número e uma unidade, sem necessidade de associar-lhe alguma orientação. Ex: massa de uma bola: 0,25 kg, tempo.
Um vetor é qualquer quantidade física que requer uma intensidade e uma direção para sua completa descrição. Deve, pois, ser representada por um vetor. Ex: força, posição, momento.
a- Multiplicação ou divisão de um vetor por um escalar mudará apenas a intensidade do vetor. Se o escalar for negativo, o sentido do vetor mudará para que ele atue no sentido oposto.
b- Subtração de vetores – a resultante da diferença entre dois vetores do mesmo tipo pode ser expressa como:
R= A – B = A + (-B)
c- Adição de vetores
c.1- Se vetores forem colineares, a resultante é simplemente a adição algébrica ou escalar. Vetores no mesmo sentido se somam e vetores em direção opostas se subtraem.
c.2- Lei do paralelogramo – as componentes formam os lados do paralelogramo e a resultante é a diagonal.
3- Força- é uma quantidade vetorial, pois possui intensidade, direção e sentido especificados, e sua soma é feita de acordo com a lei do paralelogramo.
...