As Fontes alternativas de energia
Por: Maone Marques • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.324 Palavras (14 Páginas) • 599 Visualizações
[pic 1] | Curso: Engenharias |
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia | |
Professor(a): Bárbara de Souza | |
Turma: RDR | Data: Belo Horizonte, 05 de outubro de 2017 |
Tipo de Avaliação: Exercício avaliativo | Aluno (a): Maone Almeida Marques 3730731656 |
- O Balanço Energético Nacional (BEN) publicado em 2016 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentou a contabilização relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil no ano de 2015. Descreva os dados apresentados quanto a oferta de energia no país e quanto ao consumo.
- Defina fontes renováveis e fontes não-renováveis de energia.
- Atualmente a procura de novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas sérios: a futura escassez de fontes não renováveis, e a poluição ambiental causada por essas fontes. Com base nisso, classifique e descreva fontes renováveis e não-renováveis de energia.
- Como era constituída a Matriz Elétrica Brasileira no ano de 2015? Qual a participação das fontes renováveis na matriz brasileira? Como a matriz energética brasileira se relaciona com a matriz energética mundial no que diz respeito as fontes renováveis?
- Em relação aos geradores síncronos, descreva:
- Suas principais aplicações;
- Suas características construtivas, destacando as principais partes do gerador;
- Seu princípio de funcionamento, tendo como base a Lei de Lenz e a Lei de Faraday.
- Sabe-se que a rotação ou velocidade nominal está relacionada com a frequência e o número de polos da máquina. Portanto, em um gerador de corrente alternada, qual a frequência, sabendo que a velocidade nominal é de 150 rpm e o gerador possui 48 polos? E em um gerador de 78 polos, qual será sua velocidade nominal, para entrar em sincronismo com a máquina do item anterior?
- Em 2015, 1,3% da energia necessária para abastecer a economia do Brasil foi atendida pela energia nuclear. Ainda que pequena se comparada com outras fontes de energia (57,5% de combustíveis fósseis, por exemplo), é importante conhecermos seus riscos. Quais as desvantagens dessa fonte energética?
- Fontes de energia são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Em função de alterações climáticas, existe um debate amplo relacionado à diversificação da matriz energética e à adoção de fontes de energia renováveis. Com relação a este tema, destaque as vantagens e desvantagens de cada uma das seguintes fontes de energia:
- Biocombustíveis
- Hidrelétrica
- Nuclear
- Derivados do petróleo
- A questão energética assume, nos dias atuais, uma enorme importância, pois o aumento do consumo energético coloca em xeque as fontes esgotáveis e poluidoras. O uso de novas fontes requer que estas sejam capazes de substituir as atuais fontes primárias e, ao mesmo tempo, sejam limpas ou menos poluidoras. Assinale a alternativa INCORRETA.
- A energia eólica ganha importância em diversas partes do território brasileiro, mas ainda não é capaz de substituir, plenamente, as atuais fontes primárias.
- A participação da energia solar na matriz energética nacional cresceu nos últimos anos, e já superou a geração de energia através de termelétricas a gás natural.
- Em um futuro próximo, deve-se combinar diversas fontes de energia, combinação que deverá levar em consideração as condições naturais de cada espaço geográfico.
- Tendo em vista o impacto ambiental, no Brasil, as usinas hidrelétricas estão sendo substituídas gradativamente pelas termelétricas.
- A questão energética no Brasil não se reduz apenas ao potencial e à diversificação de sua produção, mas também à problemática ambiental que esta provoca.
- As usinas hidrelétricas costumam gerar muitas polêmicas quando construídas, pois, se de um lado elas visam a atender as demandas energéticas, por outro, elas geram graves impactos ambientais e sociais. Descreva as vantagens e desvantagens das usinas hidrelétricas.
- Reflita e responda com base no que foi comentado durante o bimestre, sobre as seguintes questões:
- O que impede que as fontes alternativas de energia sejam utilizadas em grande escala?
- Por que algumas tecnologias desenvolvidas não ganham mercado a nível mundial?
- Descreva as características dos rotores nos sistemas eólicos. Descreva-os quanto a eixo horizontal e vertical. Qual o tipo de rotor mais utilizado em parques eólicos?
- Descreva o efeito fotovoltaico da figura abaixo:
[pic 2]
- Apresente os tipos de painéis fotovoltaicos existentes no mercado fazendo um quadro comparativo da eficiência entre eles.
- Descreva as vantagens e desvantagens da energia geotérmica.
- Explique o processo de conversão que ocorre através da utilização de cada um dos seguintes recursos geotérmicos:
- Energia hidrotérmica
- Rocha quente e seca
- Reservatórios geopressurizados
- Magma.
- Apresente as características dos dois sistemas de cogeração topping cycle e bottoming cycle.
- Descreva as diferentes formas de aproveitamento da energia contida nos oceanos.
- Cite as principais fontes renováveis estudadas neste semestre.
- Quais as principais etapas para o dimensionamento de um sistema fotovoltaico.
- Descreva a geração de eletricidade heliotérmica. Utilize como base a figura abaixo
[pic 3]
Respostas
1 – Oferta: Em 2015, a oferta interna de energia (total de energia disponibilizada no país) atingiu 299,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, registrando uma redução de 2,1% em relação ao ano anterior. Parte desta queda foi influenciada pelo comportamento da oferta interna de petróleo e derivados, que retraiu 7,2% no período, em consequência do superavit nos fluxos de exportação e importação destas fontes energéticas. No caso da eletricidade, destaque para o avanço da participação de renováveis na matriz elétrica de 74,6% para 75,5%. Isto é explicado pela queda da geração térmica a base de derivados de petróleo e ao incremento da geração a base de biomassa e eólica, o que compensou a redução de 3,2% da energia hidráulica. A geração eólica atingiu 21,6 TWh - crescimento de 77,1% - ultrapassando assim a geração nuclear em 2015. A potência eólica atingiu 7.633 MW, expansão de 56,2%.
...