As Normas Técnicas para Desenhos Técnicos Assistido por Computador
Por: Nathália Ferreira • 14/9/2018 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 451 Visualizações
As normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas para desenhos técnicos assistido por computador, no AutoCAD
NBR 10068 - A primeira norma a ser estudada para os desenhos no AutoCAD é o formato da folha a ser utilizada e as margens corretas a serem feitas nas folhas, assim como a tabela a seguir:
NBR 10582 - Nesta mesma folha nas dimensões previstas pela ABNT, estará destinado um espaço para o desenho, para o texto e para a legenda, assim como a imagem abaixo:
Os desenhos devem estar dispostos na horizontal ou na vertical, sendo o desenho principal colocado acima e a esquerda na área própria para desenho.
No espaço destinado ao texto devem conter as informações seguintes: explanação (identificação dos símbolos empregados no desenho), instrução (informações necessárias à execução do desenho), referência a outros desenhos ou documentos que se façam necessários, tábua de revisão (histórico da elaboração do desenho com identificação/assinatura do responsável pela revisão, data, etc.).
No espaço destinado para a legenda devem conter as informações seguintes: explanação (identificação dos símbolos empregados no desenho), instrução (informações necessárias à execução do desenho), referência a outros desenhos ou documentos que se façam necessários, tábua de revisão (histórico da elaboração do desenho com identificação/assinatura do responsável pela revisão, data, etc.).
NBR 8196 As escalas usadas nos desenhos são:
NBR 8403 - As larguras das linhas devem ser escolhidas conforme o tipo, dimensão e densidade. O escalonamento das linhas segue em mm as seguintes larguras: 0.13, 0.18, 0.25, 0.35, 0.50, 0.70, 1.00, 1.40 e 2.00. Os tipos de linhas usados e para o que ela seve para indicar: contínua larga: usada para contornos visíveis ;contínua estreita usada para cotagens , linhas auxiliares, hachuras, linha de chamada, linhas de centro curtas ;contínua estreita à mão livre usada para limites ou interrupções ;contínua estreita em ziguezague usada para limites ou interrupções; tracejada estreita usada para contornos não visíveis; traço e ponto estreita usada para linhas de centro e simetria; traço e ponto estreita, mas larga nas extremidades e nas mudanças de direção usada para planos de cortes.
Essas linhas tem uma prioridade caso coincidam , seguindo a seguinte ordem:
1º. Contornos visíveis
2º. Contornos não visíveis
3º. Planos de cortes e seções
4º. Linhas de centro e simetria
5º. Linhas de cota e auxiliar
NBR 10647 – O desenho projetivo é resultante de projeções do objeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o próprio desenho. Compreendem as vistas ortográficas, são projeções ortogonais num plano já estabelecido, e as perspectivas, são projeções isométricas ou cônicas sobre um único e determinado plano. O desenho não projetivo compreende a uma variedade de representações gráficas, como: diagramas,
...