As Organizações Escolares em Análise
Por: Little Cane • 15/2/2022 • Seminário • 410 Palavras (2 Páginas) • 81 Visualizações
A.
É de fundamental importância refletir e repensa o significado de uma participação crítica, criativa e comprometida para a construção de uma escola de qualidade. Participação é mais do que cooperação ou colaboração; é decidir a política educativa da escola; é comprometer-se com a construção da identidade da escola; é contribuir para a conquista da autonomia; é fortalecer a democratização das relações na escola. Enfim, é crescer e contribuir para o crescimento do grupo. Assim, é imprescindível que todos os membros da comunidade escolar conheçam e participem da reavaliação do PPP frequentemente.
B.
O PPP compreende a totalidade da escola (nas relações internas e externas), podemos afirmar que ele é imprescindível na gestão e organização do trabalho pedagógico tanto nos aspectos educacionais quanto nos técnico-administrativo-financeiros. Ele passa pelo currículo, pelas práticas dos profissionais, pela avaliação, pelos tempos e espaços pedagógicos, pela construção das culturas das organizações escolares, pela formação dos educadores e pelos grêmios estudantis, conselhos de classe, colegiados, entre outras entidades (NÓVOA, 1995).
Quando percebe-se que o PPP já não está cumprindo suas necessidades naquela escola é importante se abrir para a mudança. Inovar no cotidiano da escola, construir e encontrar alternativas teóricas e metodológicas, capazes de ressignificar permanentemente as práticas dos sujeitos. Precisa-se investir na formação das pessoas para que a mudança aconteça.
Referências Bibliográficas
NÓVOA, Antônio. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
C.
Na perspectiva de ensino de uma escola de qualidade, o núcleo do trabalho é o planejamento participativo em que o diálogo, o saber coletivo, o espírito crítico e a criatividade alterem as relações pedagógicas na escola e na sala de aula em direção a uma interação mais efetiva entre os professores e o aluno na seleção dos conteúdos e das metodologias significativas para a construção coletiva do conhecimento.
Dessa forma, a metodologia de projeto, que incentiva a pesquisa, a investigação, a criatividade, desenvolvendo habilidades e envolvendo a comunidade escolar, se apresenta como uma ação enriquecedora na busca do conhecimento.
D.
Projeto Bem Viver: Usar – Economizar – Preservar. Realizado no Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas (Vitória da Conquista/BA) no ano de 2012.
O objetivo primordial deste projeto foi formar uma consciência crítica e sensível aos problemas ambientais, bem como mostrar a importância da qualidade de vida em seus diversos aspectos, começando pelo desenvolvimento das relações, tão importante para a escola, uma vez que colaboradores, alunos, pais e o público externo precisam sentir-se parte do todo e responsáveis por essa interligação com o meio ambiente e com a própria vida.
...