TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades intensivas e extensivas

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é a diferença entre propriedades intensivas e extensivas?

As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material.

O que é gravidade específica? Como está relacionado à gravidade?

Gravidade específica ou Densidade relativa é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência. Gravidade específica geralmente significa uma densidade relativa com respeito à água. O termo densidade relativa é muitas vezes preferido no uso científico moderno.

A Densidade relativa (DR) é dada pela seguinte equação.

DR é a densidade relativa ou Gravidade específica (GE), ρ substância é a densidade da substância sendo medida, e ρ referência é a densidade de referência.

DR ou GE é uma quantidade adimensional, pois é a razão de densidades ou pesos.

Sob que condições a hipótese de gás ideal são aplicável aos gases reais?

A relação do gás ideal se aproxima ao do comportamento PvT dos gases reais em condições de densidades baixas. Sob pressão baixa e temperatura alta, a densidade do gás diminui e o gás comporta-se como um gás ideal.

Qual é a diferença entre R e Ru? Como os dois estão relacionados?

R é a constante do gás e Ru é a constante universal dos gases.

R=Ru / M

Ru= constante universal dos gases 8,314kJ/Kmol.K

M= massa molar (peso molecular).

Problemas de revisão

Cap. 3

Qual é diferença entre pressão manométrica e pressão absoluta?

A diferença entre a pressão manométrica e a absoluta é a pressão atmosférica. A pressão manométrica, também chamada de pressão efetiva, adota como zero a pressão atmosférica (pressão barométrica).

Explique porque algumas pessoas tem sangramento de nariz e outras sentem falta de ar em grandes altitudes?

A pressão do ar atmosférico, que é a pressão externa exercida sobre a pele do indivíduo, diminui com o aumento da elevação. Portanto, a pressão é mais baixa em altitudes mais elevadas. A diferença entre a pressão arterial nas veias e a pressão do ar causa um desequilíbrio das pressões que em alguns casos, levam ao rompimento de veias de paredes finas, provocando o sangramento nasal.

A falta de ar é causada pela diferença de densidade do ar em altitudes elevadas, nos locais mais altos têm menor concentração de oxigênio por unidade de volume.

Alguém disse que a pressão absoluta de um líquido de densidade constante dobra quando a profundidade dobra. Você concorda? Explique.

Não. A pressão absoluta não dobra quando a profundidade é dobrada, a pressão que sofre alteração é a pressão manométrica que desconsidera a pressão atmosférica.

Enuncie a lei de Pascal e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com