As etapas de programação lógica
Artigo: As etapas de programação lógica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gamsteer • 6/9/2013 • Artigo • 397 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
Lógica de programação
É a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. O aprendizado desta técnica é necessário, para quem quer trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas.
Algoritmo
É uma seqüência de passos finitos com o objetivo de solucionar um problema.
O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto. Naturalmente, essa definição não pretende afirmar que só é possível argumentar corretamente com uma pessoa que já tenha estudado lógica. Afirmá-lo seria tão errôneo quanto pretender que só é possível correr bem, se estudou física e fisiologia, necessárias para a descrição dessa atividade. Alguns excelentes atletas ignoram completamente os processos complexos que se desenrolam dentro deles próprios quando praticam o esporte.
Assim também acontece no nosso dia-a-dia. Quantas vezes já vimos um algoritmo e não sabíamos que aquela seqüência de passos chamava-se algoritmo.
Um exemplo bem freqüente é quando queremos falar em algum telefone público.
Exemplo de algoritmo para falar em um telefone público
1 – Retirar o telefone do gancho;
2 – Esperar o sinal;
3 – Colocar o cartão;
4 – Discar o número;
5 – Falar no telefone;
6 – Colocar o telefone no gancho.
O algoritmo é exatamente esse conjunto de passos que resolveu o problema de uma pessoa falar no telefone. É como se fôssemos ensinar uma máquina a fazer alguma tarefa específica.
Outro exemplo clássico é um algoritmo para resolver o problema de fritar um ovo que poderia estar escrito em forma de uma receita. A receita é um algoritmo, pois é formada de ações que devem ser tomadas para fritar um ovo.
Exemplo de algoritmo para fritar um ovo
1 – pegar frigideira, ovo, óleo e sal;
2 – colocar óleo na frigideira;
3 – acender o fogo;
4 – colocar a frigideira no fogo;
5 – esperar o óleo esquentar;
6 – colocar o ovo;
7 – colocar o sal;
8 – retirar quando estiver pronto.
Cada linha do algoritmo pode-se chamar de uma instrução, logo, podemos dizer que um algoritmo é um conjunto de instruções.
Assim como fritar um ovo, nos algoritmos computacionais não podemos trocar ou omitir certas instruções, caso contrário não obteremos o resultado esperado. Por exemplo, se omitirmos a instrução acender o fogo, não teremos ao final do algoritmo um ovo frito.
Instrução
Indica a um computador uma ação elementar a ser executada.
Até
...