Assentamento De Fachadas
Artigo: Assentamento De Fachadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Letter • 14/10/2013 • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 559 Visualizações
Introdução
A Fachada é a primeira impressão visual de uma construção arquitetônica. Ela é o cartão de visitas da edificação. Quando essa fachada é revestida com placas cerâmicas, uma boa aplicação revela a qualidade, cuidado e capricho da mão-de-obra. Por isso os profissionais devem estar atentos à importância de utilizar uma técnica apropriada para a fixação das peças cerâmicas de forma a garantir a sua durabilidade, estética e segurança.
Aqui os profissionais assentadores e especificadores irão encontrar informações simples e práticas para obter o melhor resultado técnico e estético quando o assunto for aplicação de revestimentos esmaltados ou Porcellanato Eliane em Fachadas.
O projeto
A especificação do revestimento cerâmico para uma fachada deve ocorrer no projeto arquitetônico da edificação. Ela deve ser feita levando-se em conta dados como as características estruturais do edifício e o ambiente onde está situado. O posicionamento das juntas de assentamento e de dilatação e todas as necessidades de planejamento e orientações técnicas para a execução da obra devem ser feitos também neste momento.
A escolha do revestimento
Os revestimentos cerâmicos destinados para uso em fachadas devem ser apropriados a esta finalidade. Utilize apenas produtos declarados especificamente para uso em fachadas. Os produtos para fachada devem ter:
• Baixa expansão por umidade;
• Não desbotar com a ação da luz do sol;
• Ter superfície de fácil limpeza.
A escolha da argamassa colante e do rejuntamento
A argamassa
Recomendamos observar as recomendações da norma NBR 13755 - Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento.
O assentamento das cerâmicas Eliane em fachadas exige o uso de Argamassa Colante da Eliane Argamassas.
A argamassa colante Ligamax Fachada Eliane é o produto ideal para a aplicação dos revestimentos esmaltados de fachada Eliane até um formato máximo de 20 x 20 cm e com absorção de água de 3 a 6% (grupo BIa) e de 6 a 10% (grupo BIIb). Pode ser usada para fixar os revestimento cerâmicos em placas de cimento, tijolos sobre superfícies de concreto, alvenaria, painéis de gesso e emboço. Trata-se de um produto especialmente formulado para uso em fachadas.
Se o revestimento escolhido for o porcellanato ou revestimentos de formato maior do que 20 x 20 cm, a argamassa indicada é a Ligamax Carga Mineral + Adimax Super ou Premium.
Todas as argamassas Eliane atendem e excedem as especificações técnicas da norma ABNT – NBR 14081 e ANSI A 118.4.
O rejuntamento
A Eliane recomenda o uso da argamassa de rejuntamento Juntaplus Larga + Adimax Aditivo para Rejuntamento.
Preparando a base para receber o revestimento
A base mais comum para receber os revestimentos cerâmicos é constituída pela alvenaria, vigas e pilares da estrutura da edificação. Na maioria das vezes essas estruturas são cobertas primeiramente por uma camada de emboço ou reboco que torna a superfície homogênea.
Com o passar do tempo essas fachadas sofrem diversas agressões pois estão expostas ao sol, à chuva, à umidade, aos choques térmicos e pressões mecânicas, fatores que devem ser considerados antes da aplicação da cerâmica.
Com base nisso o projeto arquitetônico deve prever juntas de assentamento e de dilatação (página 04), fundamentais para evitar as deformações. Pode-se usar as aberturas, mudanças de pavimentos e projeções de sacadas para colocar as juntas de dilatação e alinhar melhor as juntas de assentamento.
Construções antigas
Remova totalmente o revestimento da parede até atingir a alvenaria ou a própria estrutura de concreto armado.
O passo seguinte é fazer uma boa limpeza em toda a área, com máquina lava-jato, removendo completamente a poeira e os eventuais resíduos do revestimento antigo.
Recomendamos que seja realizado um teste de arrancamento do emboço de forma a comprovar a sua integridade.
Depois que o local estiver preparado siga os mesmos passos para o assentamento da cerâmica em uma edificação nova. (Passo seguinte)
Construções novas
• Se a alvenaria for de tijolos de cerâmica, estes deverão ser de boa qualidade.
• Os blocos de concreto devem ter baixa absorção de água e ser curados adequadamente, assentados no prumo e com argamassa resistente.
• A parede deve estar limpa e ter superfície regular.
• Antes de aplicar o reboco é comum chapiscar a superfície dos blocos com argamassa apropriada. Esse chapisco aumenta a área de contato do reboco e garante aderência.
• Prepare a argamassa de chapisco com uma parte de cimento para duas de areia lavada grossa.
• Para qualquer tipo de base, umedeça-a com o auxílio de uma trincha.
• Para evitar fissuras nas junções de alvenaria com estruturas de concreto coloque uma tela de aço galvanizado fio 24 BWG, malha ½ polegada ou similar, com transpasse mínimo de 15 centímetros em cada lado.
• Caso seja necessário, poderá ser realizado um teste de arrancamento do emboço a fim de comprovar sua resistência.
Rebocando
24 horas depois de fazer o chapisco inicie o reboco ou emboço usando 1 parte de cimento para 5 de areia média de rio e 0,5 ou ½ de cal de boa qualidade ou um plastificante na proporção recomendada pelo fabricante. Também pode-se fazer uso de argamassa pré-fabricada específica para este fim. Siga rigorosamente as instruções do fabricante.
Material - a areia média é ideal porque o reboco fica com uma superfície rugosa, com boa aderência da argamassa colante na hora da fixação final das peças cerâmicas.
...