Assim, Lembre-se Destes Pontos Importantes Que Você Deve Ressaltar Na Introdução: Definição Do Tema Por Que Escolheu Este Tema Qual Será O Argumento Descrição Da Estrutura Do Ensaio
Pesquisas Acadêmicas: Assim, Lembre-se Destes Pontos Importantes Que Você Deve Ressaltar Na Introdução: Definição Do Tema Por Que Escolheu Este Tema Qual Será O Argumento Descrição Da Estrutura Do Ensaio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanyfarias • 30/5/2014 • 4.698 Palavras (19 Páginas) • 936 Visualizações
O momento aqui enfocado - da chegada da família real até, aproximadamente, o Ministério da Conciliação (1853), dentro do qual recortei a questão da instrução pública - é de vital importância para a vida brasileira, pois não se pode deixar de ver nele uma multiplicidade de pontos positivos, de conquistas reais, embora não faltem os retrocessos; como diz Fa1con (1982) "há claridades que se propagam e obscuridades que persistem". Estudá-lo é ver uma colónia portuguesa se transformar em nação independente.
O momento aqui enfocado - da chegada da família real até, aproximadamente, o Ministério da Conciliação (1853), dentro do qual recortei a questão da instrução pública - é de vital importância para a vida brasileira, pois não se pode deixar de ver nele uma multiplicidade de pontos positivos, de conquistas reais, embora não faltem os retrocessos; como diz Fa1con (1982) "há claridades que se propagam e obscuridades que persistem". Estudá-lo é ver uma colónia portuguesa se transformar em nação independente.Introdução
Para a descrição do trabalho intitulado Ensaio Académico este descreve que Toda produção de um texto parte da escolha de um TEMA, o assunto específico sobre o qual o texto se desenvolve.
Compreende-se, para que o texto seja compreendido pelos potenciais leitores, é fundamental que o autor mantenha, em todas as partes do texto, a temática a que se propôs abordar. Para isso, é fundamental que sejam seleccionadas palavras e expressões que se mantenham no mesmo campo semântico do tema, ou seja, que seja feita a recorrência das PALAVRAS-CHAVE que remetem ao tema.
Neste contexto faz-se sentir a produção de um ensaio académico, curto ou documentado.
E também quando nos referimos na conferência e seminário nos baseamos nos discursos feito pelos gestores de ambos cargos como por exemplo políticos entre outros.
Nas conferências ou seminários muitas pessoas não sabem a diferença de uma palestra, seminário, conferência, e tantas outras coisas principalmente quando estamos ingressando na vida académica. Estudantes de nível superior são os que mais sofrem com este dilema: “Vou participar de uma conferência, ou de um seminário?” Estes não sabem que um congresso pode durar semanas, ou que numa conferência a plateia não tem voz (questionamentos apenas por escrito), tantas diferenças, tantas opções, realmente assim fica difícil decidir o que optar para aprimorar seus conhecimentos.
Ensaio (conceito)
Ensaio é um género textual em que se fundamenta um ponto de vista sobre um tema de interesse científico.
Tipos de Ensaio
Ensaio Curto;
Ensaio Documentado.
Ensaio Curto
Segundo Moreno & Guedes (1997, p. 27), "chamamos ensaio curto um texto que exponha ou discuta ideias sobre um determinado tema e que tenha um tamanho variável entre quatro e dez parágrafos". As especificidades funcionais do ensaio curto podem ser assim sistematizadas:
Reflexão própria de um tema sobre o qual o autor detém algum conhecimento prévio;
Texto escrito a partir das informações armazenadas na memória do autor;
Recorrência a dados que possam sustentar o ponto de vista adoptado sobre o tema;
Geralmente, é produzido em situação de avaliação, sem consulta a fontes bibliográficas, ou em situação de veiculação de opiniões na mídia-impressa.
Quanto à organização textual, o ensaio curto se constitui das seguintes partes:
Introdução: contextualização do Tema e indicação da Tese.
Desenvolvimento: argumentos principais (justificativas para a tese) e argumentos secundários (dados que comprovam os argumentos principais).
Conclusão: retomada do contexto inicial e reafirmação da tese a partir dos argumentos desenvolvidos.
Introdução ao Ensaio Académico
Observações: Dentro do parágrafo introdutório de um ensaio académico, o autor afirma a ideia central e qualquer informação prévia de que o leitor necessite saber. Geralmente, a ideia (tema) é declarada na segunda ou última sentença do parágrafo introdutório.
Assim, lembre-se destes pontos importantes que você deve ressaltar na introdução:
Definição do tema
Por que é que escolheu este tema
O que é que vai argumentar
Descrição da estrutura do ensaio
Corpo do Ensaio
O corpo do ensaio consiste de vários parágrafos. Cada parágrafo contém os pontos principais, necessários para provar ou desenvolver a ideia central. Cada ponto principal pode servir como o tópico do parágrafo. O parágrafo principal geralmente é afirmado no que é chamado de uma sentença-tópico ou argumento. Como cada ponto principal deve ser provado para o leitor, o autor também inclui fatos, razões, exemplos, ou outros detalhes de apoio, com os quais desenvolve cada ponto principal. Resumindo:
- Analisar e desenvolver o tema escolhido;
- Estruturar o ensaio de forma que o leitor possa seguir a sua argumentação;
- Dar exemplos do texto que irá estudar;
- Mencionar a bibliografia secundária para justificar suas ideias e conclusões;
- Dividir o ensaio em pequenos capítulos para tornar os argumentos mais compreensíveis;
- Indicar sempre a origem das suas citações (siga as convenções definidas pela ABNT).
Finalidade de um Ensaio ou Conclusão
A conclusão do ensaio pode ser uma sentença simples, um parágrafo ou, ainda, vários parágrafos. O parágrafo conterá declarações concludentes que reafirmem e apontem a ideia central. As sentenças concludentes podem também resumir os pontos principais do ensaio. O objectivo da sentença concludente é fazer o fechamento do texto.
...