Atividade Estruturada Roteamento E Comutação
Trabalho Escolar: Atividade Estruturada Roteamento E Comutação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavo_takashi • 4/6/2014 • 574 Palavras (3 Páginas) • 483 Visualizações
1°)
Os pacotes Hello são enviados periodicamente para o estabelecimento e manutenção de relacionamentos de adjacência e para eleição de Designated Routers.
2°)
Tabela de vizinhanças que contém informações de todos os vizinhos conectados ao roteador, a tabela de topologia que contém informações detalhadas da rede (uma visão geral) e armazena informações sobre a AD (Advertised Distance) métrica informada pelo roteador vizinho para alcançar a rede destino e a FD (Feasible Distance) ou Sucessor router, métrica usada pelo roteador em analise para alcançar o roteador vizinho mais a AD. Para um determinado pacote e essa rota é baseada sempre na menor métrica da tabela de topologia. Escolhida essa métrica na tabela de topologia (a menor FD) a sua rota é então adicionada a tabela de roteamento. Depois de escolhida a FD o roteador trata de escolher a Feasible sucessor, caso a sucessor router falhe por algum motivo. Uma rota poderá ser Feasible Sucessor se for menor que a FD sucessor router
3°)
O protocolo de transporte confiável (RTP, Reliable Transport Protocol) é o protocolo utilizado pelo EIGRP para entrega e o recebimento dos pacotes EIGRP. O EIGRP foi criado como um protocolo de roteamento independente de camada de rede, portando, não pode utilizar os serviços UDP ou TCP porque o IPX e Appletalk não utilizam protocolos da pilha TCP/IP.
Embora “confiável” faça parte de seu nome, o RTP inclui entrega confiável e entrega não confiável de pacotes EIGRP, semelhante ao TCP e UDP, respectivamente. O RTP confiável exige que uma confirmação seja confirmada pelo receptor ao remetente. Um pacote RTP não exige uma confirmação.
O RTP pode enviar pacotes como unicast ou multicast. Os pacotes multicast do EIGRP utilizam o endereço de multicast reservado 224.0.0.10.
4°)
Algoritmo Dual - Diffusing Upadate Algorithm
O EIGRP faz uso do algoritmo dual para selecionar e manter em sua tabela de roteamento a melhor rota para uma rede. As principais ações que tal algoritmo faz são:
• Determinação de uma rota alternativa, se possível;
• Suporte a VLSM e CIDR;
• Identificação dinâmica das rotas;
• Procurar identificar uma rota alternativa, caso nenhuma seja encontrada.
O algoritmo dual provê ao EIGRP um dos tempos mais rápidos para realizar a convergência dos protocolos existentes. O que faz com que seja possível este tempo rápido de convergência são basicamente dois pontos:
Os roteadores que estão rodando o EIGRP mantêm uma cópia de todas as rotas conhecidas por outros vizinhos que, assim, são usados para o cálculo do melhor custo para cada uma das redes. Se por algum motivo uma rota se tornar inativa, basta fazer uma consulta à tabela topológica, em busca da melhor rota alternativa.
Outro ponto é que se não houver uma rota alternativa na tabela topológica local, o EIGRP contatará seus vizinhos, perguntando se algum deles possui uma rota alternativa para a rede
...