Atividade Estruturas Metálicas Especiais
Por: Luiz Rocha • 27/11/2023 • Exam • 558 Palavras (3 Páginas) • 88 Visualizações
Curso: | Engenharia de Estruturas Metálicas |
Disciplina: | Perfis Soldados e Laminados |
Estudante: | Luiz Fillipe Ferreira Rocha |
Essa atividade consiste no dimensionamento da treliça representada na figura abaixo.
A treliça representada a seguir é destinada à cobertura de um depósito, com dimensões em planta de 18 x 9 metros pé-direito livre de 4,0 metros (excluída a altura da treliça). A cobertura é construída com duas águas, composta por tesouras metálicas, simétricas, com 9 metros de vão e 1,2 m de altura, espaçadas em 4 m, e apoiadas sobre vigas metálicas.
[pic 1]
DADOS:
- O depósito possui quatro faces igualmente permeáveis.
- A edificação será construída próxima a Unaí, onde há área com fazendas e edificações espaçadas, com altura máxima de 3 m.
- Utilize o aço MR250 com e .[pic 2][pic 3]
- Utilize o perfil metálico de dupla cantoneira com abas iguais em todos os elementos da treliça.
- A espessura das chapas e dos espaçadores é igual a ¼”.
- As ligações são soldadas e não são dominantes no projeto.
- O carregamento do peso próprio é de e o carregamento de sobrecarga é igual a (ABNT NBR 8800:2008, anexo B5).[pic 4][pic 5]
- Todos os nós estão contraventados transversalmente.
- Às terças serão dimensionadas com perfil U.
Questão 1
Calcule as ações na cobertura (ação de vento, ação permanente e ação acidental). Represente esquematicamente as combinações últimas normais com os carregamentos concentrados nas terças.
Resposta:
Primeiramente, cadastramos os dados disponibilizados no programa Visual Ventos, plataforma que auxilia o cálculo das forças resultantes nas treliças.
[pic 6]
Como a cidade escolhida pelo exercício foi Unaí/MG, utilizamos a velocidade do vento de 35m/s de acordo com a NBR 6123 Figura 1, pelo fato da cidade estar na mancha de 35m/s das isopletas, como pode ser visto na figura abaixo.
[pic 7]
De acordo com a atividade, o fator topográfico da região onde será instalado o galpão é perto de fazendas, edificações espaçadas e podemos considerar um terreno plano ou com poucos acidentes para termos o valor de S1 = 1,00.
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Já S2 foi calculando utilizando os dados pela tabela, onde a cota média do topo dos obstáculos é considerada igual a 3m.
Como a maior dimensão é menor ou igual a 20m, a classe A foi escolhida juntamente à categoria III do terreno, e o valor de S2 ficou em 0,88.
[pic 11]
O fator S3 que é o fator estático referente ao tipo de edificação que se irá construir, pode ser adquirido através da Tabela 3 da NBR 6123, considerando que será construído um depósito com baixo fator de ocupação.
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
Tendo os valores em mãos das variáveis S1, S2 e S3, podemos calcular Vk e a pressão dinâmica do vento na cobertura:
[pic 18]
[pic 19]
A ação do vento na estrutura é é dada pela equação:[pic 20]
[pic 21]
[pic 22]
[pic 23]
[pic 24]
Combinações para o ELU e carga concentrada nas terças:
...