Atividade Fontes Alternativas de Energia
Por: Gerson Strelow • 15/11/2018 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia
Nome | Gerson Strelow – Engenharia Mecânica 9ª fase |
RA | 279283313964 |
Atividade Discursiva
[pic 3]
As Usinas de Recuperação Energética, chamadas também de URE, tem o objetivo de aproveitar o potencial energético disponível em resíduos destinados à aterros sanitários, este potencial energético é convertido em energia elétrica e térmica. Alguns processos adotados para realizar este aproveitamento são a incineração, a pirólise e a tecnologia plasma.
Na incineração ocorre a combustão total com a presença constante de oxigênio, é utilizada para resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. A combustão promove a redução de peso e volume destes resíduos em aproximadamente 80% à 90% do volume. O calor gerado no processo pode ser reaproveitado para produção de eletricidade por meio de turbinas à vapor.
Na pirólise os resíduos são degradados termicamente em um ambiente de reduzida quantidade de oxigênio, reduzindo o volume dos resíduos e transformando os em subprodutos que podem ser reaproveitados em outros processos, dentre os subprodutos pode-se citar o gás pirolítico que pode ser reaproveitado para geração de energia através de geradores de vapor.
Na tecnologia plasma é feita a decomposição dos resíduos em elevadas temperaturas na ausência de oxigênio, os resíduos são transformados em rejeitos inertes de aparência vitrificada e gás combustível que pode ser aproveitado para geração de energia. O processo é realizado por meio de um arco elétrico produzido em gás inerte onde as temperaturas podem passar de 6000 °C. Com desvantagem deste processo cita-se o elevado consumo de energia.
Com base no texto descrito acima pode-se observar que em todos os processos citados ocorre a redução do volume dos resíduos no final do processo, este fato é o principal objetivo das Usinas de Recuperação Energética, pois os resíduos sólidos urbanos são destinados aos aterros sanitários, e todo este processo de descarte gera um imenso impacto ambiental e envolve custos elevados, desta forma, é imprescindível que os aterros sanitários tenham sua vida útil prolongada ao máximo. Graças a redução do volume dos RSU nos processos de recuperação de energia o volume que seria ocupado por estes resíduos antes do processo de aproveitamento energético é diminuído consideravelmente, promovendo desta forma, o aumento da vida útil do aterro sanitário. Assim, este processo além de proporcionar um menor impacto ambiental e aumento da qualidade de vida da comunidade, ainda pode gerar energia elétrica e térmica para ser usada na própria URE, pelas indústrias e pela população.
...