Atividade Interdisciplinar - Individual 2º Semeste
Ensaios: Atividade Interdisciplinar - Individual 2º Semeste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandro.nil • 26/4/2013 • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.107 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 INSPEÇÃO DE SOFTWARE
3.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO
3.3 TESTABILIDADE DE SOFTWARE
3.4 SGBD
3.5 LINGUAGEM DE PROGRAMAMÇÃO
3.6 MODELO DE PROCESSO
4 CONCLUSÃO
5 REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O Cliente “Nossa Locadora de Livros”, na pessoal do Sr. João Carlos, contratou a empresa “Alunos da Unopar” para automatizar as rotinas operacionais de sua locadora de livros, as operações a serem automatizadas são: Compra, Estoque, Reserva, Locação e Controle Financeiro.
2 OBJETIVO
Analisar e apresentar projeto para o desenvolvimento um software para automatizar os processos da empresa, o projeto deve atender as necessidades operacionais e gerencias do cliente, dando mais agilidade e confiabilidade ao seu negócio.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 INSPEÇÃO DE SOFTWARE
A inspeção é um processo de revisão formal de software e corresponde a uma das mais importantes atividades de Garantia de Qualidade de Software, sendo que o principal objetivo é descoberta antecipada de falhas (produção de uma saída incorreta em relação à especificação), de modo que eles não se propaguem para o passo seguinte do processo de software. Assim, a Engenharia de software tem utilizado a inspeção como um dos métodos mais eficientes e efetivos na busca por um produto de melhor qualidade. [Felizardo 2004]. A inspeção tem como objetivo encontrar erros lendo, entendendo o que o documento descreve e checando através de um checklist as propriedades de qualidade requeridas, é composto por seis fases, que são: Planejamento, Apresentação, Preparação, Reunião de Inspeção, Retrabalho e Acompanhamento [Fagan 1986].
a) No Planejamento os inspetores são selecionados e os materiais a serem revisados são preparados.
b) Na Apresentação o grupo recebe instruções essenciais sobre o material a ser inspecionado, especialmente sobre o que deve ser inspecionado.
c) Na Preparação integrantes do time de inspeção se preparam para desempenhar o papel designado a cada um.
d) Na Reunião de Inspeção os defeitos são encontrados, discutidos e categorizados dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.
e) No Retrabalho o autor do documento corrige os defeitos encontrados pelo time de inspeção e na etapa de Acompanhamento, o time de inspeção é responsável por assegurar que todos os defeitos encontrados foram corrigidos e nenhum outro tipo de defeito foi introduzido na fase de Retrabalho.
f) No Acompanhamento o material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz uma análise da inspeção como um todo e reavalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade de decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.
3.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO
Verificação tem o proposito de checar se o software cumpre com suas especificações.
“Estamos construindo certo o produto?”
Validação tem o proposito de assegurar que o software atende às expectativas do cliente. Mostra que o software faz o que o cliente espera que faça, exatamente como foi especificado.
“Estamos construindo o produto certo?”
Verificação e Validação devem estabelecer a confiança que o software atende ao seu proposito.
3.3 TESTABILIDADE DE SOFTWARE
A Testabilidade examina as diferentes probabilidades e características comportamentais que levam o código a falhar se alguma coisa estiver errada. Um
...